Rainha das Vindimas eleita em Santa Marta de Penaguião

O evento realizou-se a 15 de julho no concelho penaguiense | Foto: Direitos Reservados

O evento realizou-se a 15 de julho no concelho penaguiense | Foto: Direitos Reservados

Realizou-se no dia 15 de julho a V edição da Rainha das Vindimas, em Santa Marta de Penaguião. O concurso elegeu uma jovem penaguiense para representar o concelho na Final da Rainha das Vindimas de Portugal 2016, evento organizado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho.

O concurso Rainha das Vindimas tem como principal objetivo a “promoção e divulgação da cultura vinícola, das raízes e tradições dos nossos povos”, salientou Sílvia Silva, vice-presidente da autarquia penaguiense. “Não se trata de um simples concurso de beleza, trata-se de passar às nossas jovens a informação das nossas tradições e da importância que tem a ruralidade e a cultura do vinho, aqui para a região duriense”, afirmou.

As candidatas têm que ser todas naturais ou residentes no concelho. Cassandra Cunha foi a vencedora da V edição e irá representar o município na final do concurso em Lagoa, no mês de setembro.

A gala contou com três desfiles distintos. No desfile criativo, sob o tema “Santa Marta, o Berço do Douro”, as participantes usaram um traje criado por si próprias, no segundo desfile, denominado regional, o objetivo é vestir um fato tradicional, “representando e simbolizando as mulheres de antigamente como as ceifeiras, vindimeiras”, salientou Sílvia Silva. No final, o vestido de gala foi o último a ser apresentado.

Para além do desfile, a noite de glamour foi ainda acompanhada por um espetáculo musical, de dança e de teatro. Para Sílvia Silva esta é uma noite “diferente”, frisando o tema de mais uma edição da Rainha das Vindimas, como forma de “afirmar a importância do concelho enquanto padroeira da região demarcada do Douro”.

, , , ,