Recital de inauguração do novo órgão da Igreja das Chagas

Foto: Direitos Reservados

Foto: Direitos Reservados

Realizou-se no dia 2 de setembro, na Igreja do Convento das Chagas, em Lamego, o recital que marcou a inauguração do novo órgão fará parte das futuras celebrações da igreja.

O “Concerto para Soprano e Órgão” decorreu no início do mês e marcou a inauguração do novo órgão que a partir de agora fará parte das celebrações que vão decorrer na Igreja do Convento das Chagas. Centenas de pessoas aceitaram o convite da Misericórdia de Lamego assistiram ao momento simbólico, entre as quais D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego. A elevada adesão obrigou algumas pessoas a permanecer no exterior.

Num recital protagonizado por dois intérpretes de vulto, Fabiana Magalhães – soprano e Rui Soares – organista, foi interpretado um vasto reportório de composições de autores internacionais como Dubois, Vivaldi, Lemmens, Mozart, R. Hahn, Saint-Saens e Widor. Um concerto de “excelência que enriqueceu a programação deste ano das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios”, afirmou António Marques Luís, Provedor da Misericórdia de Lamego, salientando ainda a convicção que, no futuro, o contributo desta instituição para o engrandecimento da vida cultural da cidade irá aumentar. Em breve, o novo órgão, de uma marca de referência mundial (Ahlborn), também começará a animar as eucaristias dominicais.
Recorde-se que recentemente, a Igreja do Convento das Chagas sofreu importantes trabalhos de restauro que visaram a sua requalificação, nomeadamente da estrutura de madeira e de todo o recheio artístico interior, incluindo a talha dourada, as esculturas dos santos e o mobiliário eclesiástico, entre outros.

, ,