Rui Santos reúne-se com o Ministro da Saúde

No passado dia 11 de agosto, realizou-se a pedido do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, uma reunião entre o autarca e o Ministro da Saúde, Paulo Macedo. No encontro estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte e o Presidente do Conselho de Administraçãi do Centro Hospitalar de Trás-os Montes e Alto Douro.

A reunião teve como temas de interesse o funcionamneto do Centro Hospitalar de Trás-os-Monstes e Alto Douro, a dificuldade de financiamento da infraestrutura, a saída de médicos e a falta de enfermeiros, bem como outros problemas que podem prejudicar os serviços prestados à população.

O valor do contrato-programa do Centro Hospitalar, desde 2012 que é inferior ao seu nível de despesa primária, existindo por isso, um défice financeiro automático de dez milhões de euros por ano, o que originará a insustentabilidade financeira do Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro. Na reuniao ficou acordado que o valor do contrato-programa será revisto e aumentado em quatro milhões de euros, continuando a existir um défice de, pelo menos, seis milhões de euros.

Na reunião foi autorizado um concurso para a contratação de nove anestesistas, contudo, segundo o Ministro da Saúde, estes não substituirão por completo aqueles que já saíram e, consequentemente, irão trabalhar menos horas. A existência de outras especialidades em risco de rotura foi também uma das preocupações, tendo o Centro Hospitalar que recorrer a prestadores de serviços ou à transfêrencia dos doentes para colmatar esta falha.

,