
Mais de 13 mil pessoas provenientes de 32 países participaram, no passado dia 17 de maio, na décima edição da Meia Maratona do Alto Douro Vinhateiro. Rui Teixeira foi o vencedor nos homens. Nas mulheres foi Anália Rosa que conquistou o pódio.
Foi numa manhã de muito calor que os milhares de participantes da mini e da meia maratona partiram da Barragem de Bagaúste na Régua, com destino à “mais bela corrida do mundo” com o Douro Património Mundial como paisagem de fundo.
Quarenta e oito minutos e 33 segundos foi esta a combinação da vitória para Alexandrino Silva, o vencedor em cadeira de rodas.
O atleta do Maia, Rui Teixeira acabou por ser o vencedor dos homens da décima edição da Meia Maratona do Alto Douro Vinhateiro, com 1h05minutos e 20 segundos. “Acho que ninguém tem dúvidas que é a mais bela corrida do mundo, venci a primeira edição, venci agora a décima se calhar não vou vencer daqui a dez anos, mas o futuro o dirá”, declarou o atleta à chegada.

Aproximadamente dez minutos depois chegou a primeira mulher a cortar a meta da meia maratona, Anália Rosa, com um tempo de 1h15minutos e 32 segundos. Para a atleta do sporting, “os 21 km são sempre do mais agradável que há e como diz o slogan, é a corrida mais bela do mundo no nosso país que é fantástico, a organização está de parabéns, correu tudo lindamente e naturalmente estou muito satisfeita, ganhar é sempre um privilégio”, declarou a vencedora do pódio feminino.
Em paralelo com a mini e a meia maratona realizou-se ainda uma caminhada no percurso. Rosa Ribeiro, uma das participantes, já tinha realizado várias caminhadas de percursos mais curtos, “gostei muito, achei muito interessante, convivi com muita gente e a paisagem é magnífica”, contou ao VivaDouro.
Paulo Costa, diretor da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, fez um balanço positivo da décima edição da iniciativa, “ posso dizer que o balanço é muito positivo, é um sonho concretizado, se me perguntasse há dez anos eu sonhava com isto diria que sim”, confessou.
O presidente do município do Peso da Régua, Nuno Gonçalves, partilha da mesma opinião, “é um balanço muito positivo, que traz uma projeção ao Douro, o Douro está em festa, o Douro é grande e hoje mostrou mais uma vez essa grandeza”, afirmou ao VivaDouro.
Depois de este ano ter sido alcançado o recorde em nome de participantes, Paulo Costa acredita que na próxima edição as expectativas “podem ser superadas”. Por sua vez, Nuno Gonçalves, acredita que “para o ano será melhor, será maior, trará mais gente e cada vez mais o Douro irá afirmar-se”, declarou.