Rui Teixeira e Anália Rosa vencem décima edição da Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Rui Teixeira, vencedor masculino da meia maratona/ Foto: Direitos Reservados

Rui Teixeira, vencedor masculino da meia maratona/ Foto: Direitos Reservados

Mais de 13 mil pessoas provenientes de 32 países participaram, no passado dia 17 de maio, na décima edição da Meia Maratona do Alto Douro Vinhateiro. Rui Teixeira foi o vencedor nos homens. Nas mulheres foi Anália Rosa que conquistou o pódio.

Foi numa manhã de muito calor que os milhares de participantes da mini e da meia maratona partiram da Barragem de Bagaúste na Régua, com destino à “mais bela corrida do mundo” com o Douro Património Mundial como paisagem de fundo.

Quarenta e oito minutos e 33 segundos foi esta a combinação da vitória para Alexandrino Silva, o vencedor em cadeira de rodas.

O atleta do Maia, Rui Teixeira acabou por ser o vencedor dos homens da décima edição da Meia Maratona do Alto Douro Vinhateiro, com 1h05minutos e 20 segundos. “Acho que ninguém tem dúvidas que é a mais bela corrida do mundo, venci a primeira edição, venci agora a décima se calhar não vou vencer daqui a dez anos, mas o futuro o dirá”, declarou o atleta à chegada.

DSC_1391

Paulo Costa, diretor do evento com a vencedora feminina Anália Rosa

Aproximadamente dez minutos depois chegou a primeira mulher a cortar a meta da meia maratona, Anália Rosa, com um tempo de 1h15minutos e 32 segundos. Para a atleta do sporting, “os 21 km são sempre do mais agradável que há e como diz o slogan, é a corrida mais bela do mundo no nosso país que é fantástico, a organização está de parabéns, correu tudo lindamente e naturalmente estou muito satisfeita, ganhar é sempre um privilégio”, declarou a vencedora do pódio feminino.

Em paralelo com a mini e a meia maratona realizou-se ainda uma caminhada no percurso. Rosa Ribeiro, uma das participantes, já tinha realizado várias caminhadas de percursos mais curtos, “gostei muito, achei muito interessante, convivi com muita gente e a paisagem é magnífica”, contou ao VivaDouro.

Paulo Costa, diretor da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, fez um balanço positivo da décima edição da iniciativa, “ posso dizer que o balanço é muito positivo, é um sonho concretizado, se me perguntasse há dez anos eu sonhava com isto diria que sim”, confessou.

O presidente do município do Peso da Régua, Nuno Gonçalves, partilha da mesma opinião, “é um balanço muito positivo, que traz uma projeção ao Douro, o Douro está em festa, o Douro é grande e hoje mostrou mais uma vez essa grandeza”, afirmou ao VivaDouro.

Depois de este ano ter sido alcançado o recorde em nome de participantes, Paulo Costa acredita que na próxima edição as expectativas “podem ser superadas”. Por sua vez, Nuno Gonçalves, acredita que “para o ano será melhor, será maior, trará mais gente e cada vez mais o Douro irá afirmar-se”, declarou.

, , ,