Sabrosa na prevenção dos fogos florestais

No âmbito da criação da Rede Primária Florestal do concelho de Sabrosa, vão-se iniciar no mês de julho, alguns dos trabalhos e prevenções contra os incêndios florestais.

Esta ação de prevenção passa pela limpeza de uma rede de faixas de gestão de combustível com 125 metros de largura, que abrange uma área total municipal de 80.75 hectares. O principal objetivo desta iniciativa é o de compartimentar as várias áreas florestais do município de Sabrosa, através de espaços tampão que evitem a propagação das chamas.
A Rede Primária Total integra vários municípios e tem como foco minimizar o risco de incêndios, facilitar o seu combate, bem como impedir a propagação do fogo a novas áreas e aos municípios vizinhos.
Numa altura em que já está em curso a época de fogos de Verão, este reforço das medidas de prevenção constitui uma atitude importante proactiva no combate aos fogos florestais. Para evitar os fogos florestais é necessário ter atenção alguns pontos fulcrais, tais como: a limpeza do mato à volta da habitação, guardar em lugar seguro e isolado, a lenha e produtos inflamáveis, não abandonar lixo e garrafas de vidro na floresta, não fazer queimadas nas proximidades das florestas, ter sempre à mão, enxadas, mangueira e pás e aquando do lançamento de foguetes, é necessária a autorização prévia da GNR e de outras autoridades competentes, salvaguardando-se uma distância de 500 metros da floresta.

, , ,