Santa Marta de Penaguião acolhe novamente projeto da UNICEF

Foto: Direitos reservados

“Cidades Amigas das Crianças da UNICEF” é uma iniciativa internacional que está em Portugal desde 2015. O concelho participa pela segunda vez consecutiva neste projeto que tem como objetivo principal a contribuição para a realização dos direitos das crianças e dos jovens ao nível local.

No caso de Santa Marta de Penaguião a candidatura foi feita pela vice-presidente Sílvia Silva que tem à sua responsabilidade o pelouro da Juventude da Ação Social. Tendo em conta que o município já tinha várias medidas direcionadas para esta questão, o processo para se tornar membro deste projeto foi relativamente fácil.

“Aproveitamos uma série de atividades que já tínhamos e idealizamos mais algumas, todas elas têm em vista o bem-estar, o desenvolvimento e a qualidade de vida dos nossos jovens e das nossas crianças”, afirmou Sílvia Silva.

Com o objetivo de enraizar valores como a responsabilidade, a educação, a solidariedade para aquilo que é social e humano, existe sempre uma moralidade por trás das várias atividades que desenvolvem.  “Fazemos o Dia Mundial das Crianças com uma série de atividades divertidas, mas fazemos questão de os fazer sentir que é um mimo, que há quem não tenha aquilo”, explicou a vice-presidente ao VivaDouro.

O programa “Cidades Amigas das Crianças” em Portugal assenta em quatro pilares que são fundamentais para a definição de estratégias e programas dirigidos às crianças: visão global da criança, participação, medidas baseadas nos direitos das crianças e, por fim, a análise do impacto.

Podem propor-se ao processo de reconhecimento de “Cidade Amiga das Crianças”, os Municípios de Portugal Continental e Regiões Autónomas. As candidaturas terminam no final do mês de março.

 

, , ,