5ª Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”

A campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” decorre nas farmácias aderentes de todo o país, entre dia 16 e 25 de dezembro.

A iniciativa é promovida pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e convida os portugueses a doar o troco das compras ao Fundo Solidário abem:. O montante angariado será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos dos beneficiários abrangidos.

A embaixadora do Programa abem:, Maria de Belém Roseira, apela ao espírito altruísta dos portugueses:

“Enquanto comunidade, somos todos responsáveis uns pelos outros e não podemos aceitar que haja uma qualquer pessoa que, por carência económica, não consiga aceder aos medicamentos que lhe permitem fazer face aos seus problemas de saúde. É tempo de a sociedade civil se unir e, enquanto cidadãos, ajudarmos quem não consegue pagar a medicação que o seu médico considerou indispensável para tratar ou curar a doença de que padece”.

Em Portugal, uma em cada dez pessoas não tem acesso aos medicamentos por falta de dinheiro, sendo muitas as famílias de baixos rendimentos que não conseguem fazer face à despesa com a medicação prescrita. O Programa abem: apoia, atualmente um total de 11.809 beneficiários, dos quais 13% são crianças.

O montante angariado durante o curso da campanha “Dê Troco a Quem Precisa” será cem por cento aplicado na aquisição de medicamentos para os beneficiários abem:. Desde o seu arranque, em maio de 2016, o programa já permitiu a aquisição de 393.403 embalagens de medicamentos.

O Programa abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas e assenta numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam ao programa as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do abem:, recebem um cartão que passam a usar na farmácia para levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

Saiba quais são as farmácias aderentes no território CIM Douro:

Alijó

Farmácia Espirito Santo Lda.

Farmácia José Rodrigues

Armamar

Farmácia Batista Ramalho

Carrazeda de Ansiães

Farmácia Rainha do Douro Carrazeda de Ansiães

Farmácia Veiga

Mesão Frio

Farmácia Ferreira

Moimenta da Beira

Farmácia Moderna

Murça

Farmácia Nossa Senhora de Fátima

Santa Marta de Penaguião

Farmácia Sta. Eulália (Cumieira)

São João da Pesqueira e Várzea de Trevões

Farmácia Tavares

Sernancelhe

Farmácia Mota; Vila da Ponte

União das freguesias de Tarouca e Dálvares

Farmácia Augusta

Torre de Moncorvo

Farmácia Avenida

Farmácia Leite

Farmácia Martins

Vila Nova de Foz Côa

Farmácia Andrade

Farmácia Moderna

Vila Real

Farmácia Barreira

Farmácia Campeã (Campeã)

Farmácia Chaves Ferreira

Farmácia Tuna Ferreira (Mateus)