Plano de Contingência disponibiliza mais médicos e camas no CHTMAD

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), com sede em Vila Real, adicionou algumas medidas ao seu Plano de Contingência representando um aumento de médicos na observação e ainda a abertura de mais 40 camas.

Ativo desde o final de dezembro, para a administração do CHTMAD, o Plano de Contingência tem por objetivo “salvaguardar, eficaz e atempadamente, a resposta aos cuidados de saúde prestados à população”.

As medidas agora adicionadas ao Plano prendem-se com o pico da gripe e consequente aumento na procura dos serviços de urgência. As 40 camas agora representadas serão distribuídas pelos três hospitais da sua responsabilidade: 20 em Vila Real, 06 em Lamego e 14 em Chaves.

Segundo informações recolhidas junto do CHTMAD, é possível verificar um aumento de 3% nos acessos aos serviços de saúde na região e de 5% no número de internamentos, em comparação com o período homólogo anterior (Plano de Contingência 2016), sendo garantido pela administração que o Plano que se encontra ativo “está a revelar-se suficiente, quer para o aumento dos acessos, quer para o aumento dos internamentos”, ressalvando que o conselho de administração “continua atento às necessidades da população” e fará reajustamentos “sempre que necessário”.