Vinho do Porto produz e entrega 55 mil litros de gel desinfetante

O desafio foi lançado pelo Hospital de São João que lançou um repto ao setor, empresas uniram-se e disponibilizaram aguardente vínica para produzir 55 mil litros de gel desinfetante.

Segundo explicou Isabel Marrana, diretora executiva da AEVP (Associação de Empresas de Vinho do Porto), à comunicação social, “algumas empresas” do setor foram contactadas pelo Hospital de São João, no Porto, no sentido de lhes ser fornecido gel desinfetante, “um produto de que tinham muita falta”.

Depois de reunida a aguardente vínica em “stock”, foi produzido o gel que a AEVP está agora a distribuir por 15 unidades hospitalares do Norte de Portugal que foram indicados pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

“Nesta ação de solidariedade participaram as empresas Adriano Ramos Pinto, Barão de Vilar, Gran Cruz, Niepoort Vinhos, Quinta do Noval, Real Companhia Velha, Rozès, Sociedade dos Vinhos Borges, Sogevinus Fine Wines, Sogrape Vinhos, Symington Family Estates, The Fladgate Partnership”, informou a AEVP.

“Foi uma forma de abrir caminho para que outras entidades públicas e privadas” possam alargar a produção do gel desinfetante que falta nos hospitais mobilizados para o combate à Covid-19.

“O sector comercial do Vinho do Porto está solidário e empenhado em vencer um dos mais difíceis desafios da nossa história. Somos uma indústria que alia a tradição à inovação e na nossa história temos sabido dar testemunho solidário e responsável para com todos. Hoje fazemo-lo mais uma vez”, refere a AEVP.

,