Sernancelhe: 24 anos a festejar a castanha

0
Inauguração do certame/ Foto: Salomé Ferreira
Inauguração do certame/ Foto: Salomé Ferreira
Inauguração do certame/ Foto: Salomé Ferreira

O município de Sernancelhe organizou a 24.ª edição da Festa da Castanha, nos dias 28, 29 e 30 de outubro. Milhares de pessoas foram até à “Terra da Castanha” para celebrar o produto ex-libris do concelho que assume uma elevada importância para a economia de Sernancelhe.

Ao longo de três dias, o Expo Salão de Sernancelhe preencheu-se das cores de outono e da castanha. Castanho, verde, vermelho e laranja foram as cores que dominaram no espaço que agregou 69 expositores, entre empresas do setor, artesanato, gastronomia e restauração.

“A Festa da Castanha ano após ano nunca fica estagnada, aumenta exponencialmente”, afirmou Aramando Mateus, vereador da cultura da Câmara Municipal.

Entre as novidades do certame deste ano, a autarquia sublinha a mudança no aspeto e decoração do espaço que acolheu a 24.ª edição da Festa da Castanha.

O “aspeto e organização da feira eram uma meta nesta edição, fizemos algumas formações e trabalhamos com os expositores para que lhes fosse dado algum apoio de como expor, rentabilizar e vender os produtos”, revelou ao VivaDouro o vereador.

“Também melhoramos a área da restauração com mais restaurantes e fizemos o desafio aos estabelecimentos de a castanha ser elemento obrigatório em todos os pratos”, acrescentou Armando Mateus.

A castanha foi assim a “rainha” do certame, com uma vasta oferta de gastronomia derivada deste produto, não faltando o habitual concurso da melhor castanha de Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa (DOP), e também do melhor doce, “iniciativa em crescendo e que demonstra o espaço que a castanha conquistou na doçaria local e regional”.

No que diz respeito à gastronomia, a Escola Profissional de Sernancelhe voltou a assumir um papel ativo nesta edição da Festa da Castanha, com a realização de um “showcooking”, mostrando os ensinamentos adquiridos pelos formandos no Curso de Cozinha/ Pastelaria e Restaurante/Bar.

Para além da gastronomia, também a animação teve um papel importante na Festa da Castanha, dando a autarquia primazia aos grupos etnográficos locais e regionais.

A castanha foi também o mote para a prática desportiva de natureza, com a realização da 9.ª edição do BTT pela Rota da Castanha e do Castanheiro que este ano contou com mais de um milhar de inscritos que foram conhecer as paisagens de soutos de Sernancelhe ao volante das bicicletas.

O Passeio Pedestre pela Seara voltou a “aumentar o número de participantes”, revelou Armando Mateus, sendo que a maior parte eram de fora do concelho.

Presidente do Conselho de Administração da EDP Renováveis presidiu à inauguração

A abertura oficial da Festa da Castanha deste ano contou com a presença de António Lobo Antunes, Presidente do Conselho de Administração da EDP Renováveis.

Revelando a “honra e orgulho” em estar presente na abertura da 24.ª edição deste certame, António Lobo Antunes aproveitou a ocasião para “saudar todos os produtores de castanha e todos os agentes que contribuem para este setor económico com a capacidade e empenho que têm demonstrado”, afirmou no discurso da cerimónia de abertura.

“Na conjuntura atual de crise económica e austeridade, a agricultura, através do aproveitamento dos recursos endógenos naturais da terra, é seguramente um grande contributo para a economia local e quando contribui para a economia local está o a dar um contributo para o país”, acrescentou.

Carlos Silva, presidente da autarquia, durante o seu discurso, defendeu o interior e elogiou a boa relação entre municípios vizinhos, uma vez que vários foram os autarcas que marcaram presença na inauguração do certame.

“Apesar de sermos concelhos pequenos e estarmos localizados neste Portugal profundo temos algo em comum que é o território. Apesar de quererem denominar de território de baixa densidade, nós não somos pequenas capelinhas, nem somos pequenos municípios, somos uma região forte, unida e determinada, este tem sido o nosso lema”, reiterou o presidente.

“Venham os certames que vierem nós estamos juntos para dizermos ao nosso povo que não há nada que nos verga”, garantiu Carlos Silva, aplaudido pelo público que assistia à cerimónia.