Sernancelhe e Ponta Delgada unidos pelas “Lições dos Jovens Mestres”

Foto: Direitos Reservados

Na quarta edição, “As Lições dos Jovens Mestres” confirmam-se como um evento que promove a partilha de experiências musicais entre regiões e que é capaz de encher salas de espetáculo. O Auditório Municipal de Sernancelhe comprovou isso mesmo com o concerto na noite de 24 de março, em que jovens músicos oriundos do mundo do Jazz, da Música Antiga e da Música Erudita-Moderna encontram-se no palco para uma hora e meia de música e interação com o público, que no final elegeu a peça que mais gostou.

 

Foto: Direitos Reservados

As Lições dos Jovens Mestres são um projeto criado pelo pianista sernancelhense André Roque Cardoso. O intercâmbio entre pontos diferentes do nosso País é a marca mais interessante do evento, que este ano vai para Ponta Delgada, Açores, nos dias 28, 29 e 30 de março, repartindo-se entre as duas localidades a responsabilidade organizativa, os concertos e as iniciativas musicais proporcionadas aos mais novos e a todos quanto queiram aperfeiçoar a sua técnica musical.

O projeto, apoiado pelo Município de Sernancelhe, Governo dos Açores, Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional de Educação, e do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, conta com concertos, com o tradicional aperfeiçoamento das peças que os alunos pretendam trabalhar, e as Youngclasses incluirão a vertente da Improvisação. Estas aulas públicas são ministradas por músicos oriundos do mundo do jazz, da música antiga e da música erudita-moderna.

Foto: Direitos Reservados

No Auditório Municipal de Sernancelhe, pelas 21 horas do dia 24 de março, subiram ao palco Filipa Meneses, Iván Expósito, Hélder Alves, André Cardoso, Daniel Bernardes, João Barradas e Gonçalo Marques.

Já o concerto de Ponta Delgada contará com uma conversa entre o público e os músicos. A experiência tão variada que os convidados trazem do jazz, música antiga, e música erudita-moderna, oferecerá um confronto interessante entre ideias, descobertas e ensinamentos.

O Projeto “As Lições dos Jovens Mestres” começou em 2012, tendo decorrido em cidades como a Guarda, Chaves e Sernancelhe; em 2013 foi a vez de Ponta Delgada, Coimbra e Sernancelhe; em 2015 começou a parceria entre Sernancelhe e Ponta Delgada, que este ano se repete.

Foto: Direitos Reservados

A fórmula de sucesso do evento reside na novidade, interatividade e qualidade que “As Lições do Jovens Mestres” trazem ao espetro musical, já que, para além do concertos/conversas com o público, os alunos terão a possibilidade de frequentar “youngclasses”, consistindo em aulas públicas com a singular oportunidade de assistirem a novas abordagens, e até mesmo inesperadas, que criam uma empatia especial com os participantes e ouvintes.

Ainda que tratando-se de um projeto com raízes numa vila do interior de Portugal, Sernancelhe, “As Lições dos Jovens Mestres” têm estabelecido importantes parcerias com cidades do nosso país, tornando visível o trabalho que as mesmas desenvolvem ao longo do ano no campo musical, enaltecendo a tradição cultural e musical que as carateriza.

, , , ,