Caça ao Tesouro no Castelo de Ansiães

0
Caça ao Tesouro no Castelo de Ansiães

No domingo, dia 22, há uma atividade de Caça ao Tesouro, em resposta a uma carta que uma personagem histórica da Vila de Ansiães terá deixado a um amigo, a dar conta da existência de um tesouro escondido no castelo.

Começa, precisamente, com a carta de Lopo Vaz de S. Paio para Martim dos Paços, referindo que “(…) escondi em certa parte da fortaleza o tesouro da família S. Payo. Este facto, desconhecido de todos revelo-o agora a si meu caro amigo pois temo que esteja próximo o meu fim devido às muitas batalhas em que tenho participado e irei participar num futuro próximo. Com receio que esta carta caia em maus de estranhas não lhe refiro o local exato onde escondi o tesouro deixando-lhe várias pistas para que o possa encontrar. No dia 6 de outubro encontrará na Vila de Ansiães um mensageiro, enviado pela minha pessoa que lhe fornecerá a primeira pista para que possa encontrar ao tesouro.”

A participação nesta caça ao tesouro faz-se por equipas, que vão obter pistas através de jogos e perguntas relacionadas com a Vila Amuralhada e Castelo de Ansiães, de forma que cheguem a outros pontos com mais pistas, até encontrarem o tesouro.

Para além destas iniciativas há espetáculos de falcoaria, com voos de aves de rapina e oficinas. As crianças também vão ter uma área temática reservada, há diversos momentos musicais, com grupos de música tradicional bem conhecidos, como os Barro Negro e os Galandum Galundaina.

Na organização o Município de Carrazeda de Ansiães conta com a parceria da Causa 4G de Carrazeda de Ansiães.