Candidaturas ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce já arrancaram

0
Candidaturas ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce já arrancaram

Estão abertas, desde o passado dia 8, as candidaturas para o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria de texto. Até 31 de março, os autores podem inscrever-se no maior prémio de literatura infantil em Portugal, com um valor total de 50 mil euros.

A iniciativa, promovida pelo Pingo Doce há nove anos consecutivos, tem como intuito incentivar a criatividade literária e artística e estimular a emergência de novos talentos, premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.

Desde o lançamento do Prémio, em 2014, são já 16 os novos talentos revelados nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram em oito obras e mais de 144 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. No total, foram atribuídos 400 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.

De acordo com Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce, “o Prémio representa uma oportunidade para todos aqueles que gostam de escrever e ilustrar para crianças, mas que nunca editaram um livro, de publicarem a sua primeira obra. Além de se tornarem autores, os vencedores estão a contribuir para a promoção e difusão da literacia infantojuvenil, determinante para o conhecimento, espírito crítico e criatividade das gerações mais jovens”.

Os textos a concurso serão avaliados por um painel de jurados, constituído por: Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi, Violante Magalhães e Sara Miranda, em representação do Grupo Jerónimo Martins.

As candidaturas podem ser feitas no site da iniciativa –  https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/ -, decorrendo a fase de texto, para novos autores, até 31 de março de 2022. O texto vencedor será conhecido a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, tendo as candidaturas à fase de ilustração início a 12 de maio.

O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas em www.pingodoce.pt/premio-de-literatura-infantil/ .

A promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do Pingo Doce, que há mais de uma década desenvolve conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 460 títulos exclusivos lançados e mais de 2 milhões de livros entregues às famílias portuguesas.