Comboio Histórico regressa hoje ao Douro

Até ao final de outubro, a CP – Comboios de Portugal convida a reviver o ambiente do passado, com uma viagem pelas margens do Rio Douro num comboio único, composto por uma locomotiva e cinco carruagens históricas, de madeira, datadas do início do século XX.

As viagens efetuam-se todos os sábados e domingos, já a partir do dia 2 de junho, entre a Régua e o Tua, também com paragem na  vila do Pinhão.

Excecionalmente, até ao início de julho, o comboio será puxado por uma locomotiva a diesel da década de 60, que conserva todas as suas características originais. A partir dessa altura, e até ao final de outubro, a tração será feita pela locomotiva a vapor, construída em 1925 pela Henschel & Son.

Atravessando a paisagem singular do Douro Vinhateiro, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO, o Comboio Histórico oferece a oportunidade única de reviver o romantismo do transporte ferroviário de outros tempos.

Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais anima os passageiros das cinco carruagens e são dados a provar os rebuçados típicos da Régua e Vinho do Porto.

O Comboio Histórico realiza-se no seguinte horário:

Ida

Partida da Régua -15h23

Chegada / Partida do Pinhão – 16h03 / 16h13

Chegada ao Tua – 16h34

Regresso

Partida do Tua – 17h10

Chegada / Partida do Pinhão – 17h30 / 17h55

Chegada à Régua – 18h32

A viagem tem o preço de 42,50 euros para adultos e 19 euros para crianças dos quatro aos 12 anos de idade.

A CP disponibiliza ainda um conjunto de bilhetes especiais que combinam o passeio no Comboio Histórico e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua nos serviços Alfa Pendular (em classe Turística), Intercidades (em 2ª classe) ou Interregional e Regional.

Estas promoções são altamente competitivas, variando desde os 47,50 euros para adultos que se desloquem a partir de estações a norte de Coimbra, até aos 77,50 euros para quem decida efetuar a viagem desde Faro e regresso. No caso dos passageiros que embarquem em Lisboa, o preço do bilhete combinado de ida e volta com Comboio Histórico fica em 57,50 euros. Em todos os percursos, as crianças pagam metade do bilhete.