Já são conhecidos os vencedores do Concurso Internacional de Fotografia Douro Património Contemporâneo 2022 – 20 anos de Património Mundial, uma parceria entre o Museu do Douro e a EDP-Produção.
O 1º prémio foi atribuído a Luís Miguel Proença, com o conjunto “Paisagens e Detalhes”, o 2º prémio a José Suzano Magalhães, com o conjunto “Alto Douro Vinhateiro”, e o 3º prémio a António Jaime Abrunhosa, com o conjunto “Gentes, Trabalhos e Locais”.
No total, o concurso recebeu 23 inscrições, tendo sido admitidos 19 participantes. Os trabalhos aprovados, submetidos sob a forma de conjuntos, foram apresentados ao Júri de forma anónima.
A edição de 2022 do Concurso Internacional de Fotografia – Douro Património Contemporâneo aliou-se à celebração dos 20 anos da inscrição do Alto Douro Vinhateiro na lista do Património Mundial, tendo por âmbito geográfico a área classificada da UNESCO.
O objetivo do concurso de 2022 foi captar as mudanças/persistências desta paisagem evolutiva e viva nos seus mais diversos aspetos. Além de captar a paisagem, o objetivo foi também sentir, percorrer o Douro através das suas gentes, das práticas e da forma como moldam o território vitivinícola através de uma leitura crítica do estatuto Património Mundial.
As imagens vencedoras do concurso vão agora integrar a base de dados “Arquivos Visuais” do Museu do Douro, sendo o mote para uma exposição itinerante.