Douro será Capital Europeia do Vinho em 2023

1
Douro será Capital Europeia do Vinho em 2023

A atribuição do galardão à região foi atribuído hoje, ao início da tarde, em Bruxelas, sob o lema “All Aroud Wine, All Around Douro”.

“Assumimos esta candidatura  como um desiderato primordial na garantia do presente e do futuro do nosso território”, afirmou o Presidente do Município da Régua no início do discurso de apresentação, esta manhã, em Bruxelas.

“Esta candidatura é um dos maiores desafios coletivos que o Douro já assumiu em toda a sua História, materializando o desejo e o pulsar de toda uma região.

Nesta candidatura materializamos também a vontade de um território que é, segundo Miguel Torga, “a realidade mais séria que temos” em Portugal. Uma realidade que é “um excesso da natureza”, construída com sangue, suor e lágrimas derramados por gerações de durienses”, disse ainda o autarca.

De acordo com José Manuel Gonçalves, “com esta vitória acalentamos o desejo legítimo de que o Douro, um grande contribuinte das exportações nacionais, faça do vinho e da vinha uma alavanca concreta e real para o desenvolvimento da sua economia e riqueza de quem aqui vive e trabalha”.

Neste processo de candidatura a Capital Europeia do Vinho, apresentaram-se não só todos os municípios integrados na Associação, mas com todas as 19 autarquias que constituem a Comunidade Intermunicipal do Douro.

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.