“FACTOR V”, um projeto de voluntariado e participação cívica para os alunos dos cursos profissionais

0
“FACTOR V”, um projeto de voluntariado e participação cívica para os alunos dos cursos profissionais

A equipa Moimentaainovar, em colaboração com os vários parceiros, o CLDS, o Banco Local de Voluntariado do Município, o Agrupamento de Escolas e a Escola Profissional de Moimenta da Beira, desenvolveram o projeto de voluntariado e participação cívica “FACTOR V”, com intuito de incentivar os alunos dos cursos profissionais a explorar as suas competências e a refletir sobre o que cada um pode colocar ao serviço da sua escola, da sua comunidade e do seu município.

Assim, numa 1º fase, vários alunos participaram na semana passada numa sessão colaborativa, onde refletiram sobre a importância dos conhecimentos adquiridos ao longo dos seus cursos práticos que frequentam, e de que forma essas competências podem ser usadas para a prática de voluntariado. Através de dinâmicas de grupo perceberam a necessidade de desenvolver algumas competências fulcrais como a comunicação, a escuta ativa, o trabalho em equipa, a motivação e a empatia, onde todos compreenderam a importância de serem um só grupo e saberem colocar-se no lugar do outro.

Nesta 1ª fase foram também esclarecidos conceitos e foi frisada a importância dos jovens, uma vez que, no panorama nacional, o voluntariado é praticado maioritariamente por jovens que doam o seu tempo às causas em que acreditam.

O FACTOR V está aberto a todos os estudantes dos cursos profissionais que aceitem o desafio de colocar os conhecimentos em prática e partir para ações pontuais de voluntariado. As inscrições estão a decorrer no Banco Local de Voluntariado do Município para que os alunos possam ser orientados para a área de voluntariado que lhes seja mais interessante e conveniente.

As ações serão dinamizadas nas Freguesias do Município onde podem fazer pequenos rastreios de saúde, sessões de literacia digital, palestras sobre alimentação saudável e/ou reciclagem, pequenos arranjos domésticos, atividades de bem-estar e acompanhamento da vida diária, entre outras.

O desafio deste projeto é tornar Moimenta da Beira, um município com FACTOR V, com uma cultura de Voluntariado assente em Valores, onde os jovens possam participar ativamente

Moimentaainovar está integrado no projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promovido pelo município de Moimenta da Beira, no âmbito de uma candidatura do Norte 2020.