Feira Anual de Santo André 2022 com muitas novidades

0
Feira Anual de Santo André 2022 com muitas novidades

A centenária Feira Anual de Santo André, uma das mais antigas feiras do país, realiza-se este ano, de 30 novembro a 8 de dezembro. As imperdíveis atuações dos Anjos e dos Wet Bed Gang, um renovado mercado medieval, um inédito evento vínico, animação de rua, música popular, produtos endógenos, vinhos e gastronomia típica à mesa, são os principais ingredientes de um evento que se quer memorável, durante sete dias recheados de surpresas e de muita animação.

No dia 30 de novembro, Dia de Santo André e de feriado municipal no Concelho, vai decorrer a habitual sessão oficial, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva e de outras entidades.

No mesmo dia, destaque, ainda, para a sessão evocativa do centenário da morte de Almeida Carvalhais, estudioso e pesquisador histórico-musical de Portugal, que habitou no Paço de Cidadelhe, freguesia do Município. Ainda no primeiro dia, será inaugurada a exposição de fotografia «Douro Património Contemporâneo», numa colaboração da Câmara Municipal de Mesão Frio, o Museu do Douro e a Biblioteca Municipal.

Entre brindes, pelas 15 horas, dá-se início à sessão de abertura do evento vínico «Douro em Tons de Rosé», uma grande novidade na programação deste ano, onde se realizarão provas comentadas de vinhos Rosé e muitas conversas sobre a temática, ao longo de dois dias da programação da feira anual. Ao final do dia, o momento alto será a Inauguração da iluminação do «Natal na Avenida».

No dia 1 de dezembro a habitual Feira do Burro terá nova roupagem, numa colaboração do Município, com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, que pretende dignificar este animal que tanta tradição tem no Concelho de Mesão Frio. No mesmo dia, prossegue a iniciativa «Douro em Tons de Rosé», com mais provas e mais conversas sobre os vinhos Rosé da região duriense.

É neste mesmo dia que abre a Praça da Alimentação, no Salão Multiusos Municipal, com a presença de restaurantes e produtores de vinho locais, onde haverá espaço para degustar as melhores iguarias de Mesão Frio e da Região Demarcada do Douro.

No dia 2 de dezembro, decorre a habitual Noite de Fados, nas instalações da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio.

O Mercado Medieval é a grande novidade da Feira Anual de Santo André deste ano. Nos dias 3 e 4 de dezembro haverá várias atividades por toda a Vila. O Mercado vai acontecer na emblemática Rua do Balcão e também no histórico Largo do Pelourinho. Destaque para o grande cortejo e para o espetáculo de fogo, que decorrem no domingo, já depois dos Anjos animarem Mesão Frio com um grande concerto no final do dia anterior.

O outro grande momento musical do Santo André 2022 é no dia 7 de dezembro, com o espetáculo dos Wet Bed Gang, que levarão novos ritmos e públicos à Porta do Douro.

A festa termina no dia 8 de dezembro, com muita animação de rua e um momento de música popular para fechar a Praça da Alimentação.

A feira tradicional decorre nos moldes habituais. À imagem de anos anterior, são esperadas largas dezenas de feirantes que animarão as ruas e avenidas da Vila, nos dias 1, 3, 4 e 8 de dezembro, com todo o tipo de produtos e artigos que é costumeiro encontrar no evento.

A centenária Feira Anual de Santo André é conhecida por outrora ser o maior centro mercantil dos concelhos circunvizinhos de Mesão Frio e da região, constituindo um ponto de encontro para mercadores, comerciantes e forasteiros, o que reforça o seu valor histórico e perpetua o seu sucesso.

Feira Anual de Santo André 2022 com muitas novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui