Festa para todos os gostos na chegada de 2018

São vários os municípios do Douro que vão receber o novo ano em festa. Desde os concertos até às tradições locais, serão várias as maneiras de poder celebrar a chegada do novo ano.

Vila Real será o palco para a maior das festas na noite em que nos despedimos de 2017. Na capital distrital a festa começa logo ao início da tarde com diferentes momentos de animação de rua a partir das 15:00 horas. Uma hora depois é aceso o Madeiro de Ano Novo que promete aquecer quem for até à Praça do Município para se despedir do ano velho às 18:00 horas.

Será já depois de jantar que a verdadeira animação começa. A partir das 22:00 horas o DJ Miguel Simões é dono do palco, numa atuação que durará até bem perto da meia-noite. Depois do champanhe, das passas e dos desejos será tempo de ver um concerto dos GNR, a banda de Rui Reininho promete uma entrada no novo ano em grande.

Já em Moimenta da Beira é a tradicional “Queima do Velho” que marca a agenda da festa que irá receber 2018. O programa tem marcada a concentração no Largo da Portelinha, no Arrabalde, por volta das 22h00, e a saída do velho e do grupo de concertinas que o acompanha, uma hora depois.

O povo, esse vai juntando-se engrossando o cortejo que incorpora também homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a ‘morte’ do velho.

O percurso atravessa as principais ruas da vila e demora cerca de 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, também no Arrabalde, onde decorrerá todo o ritual que se inicia quando da torre da igreja matriz, ali ao lado, se começar a ouvir as doze badaladas. É então que se lança fogo ao velho e se dá as boas vindas ao ano novo.

Em outros municípios também será celebrada a chegada do novo ano em comunidade.

Em Carrazeda de Ansiães está prometido um espetáculo de fogo-de-artifício para celebrar a data. Já em Freixo de Espada à Cinta a festa será feita dentro de portas no Auditório Municipal, a partir das 22:30 horas, com a animação entregue a Rui Monteiro. Dentro de portas será também a festa em Sernancelhe, o Exposalão recebe a festa que ficará marcada por muita animação.