Fim de semana de frio, neve e restrições

O fim de semana que hoje começa fica marcado  pelas restrições impostas pelo Governo para combate à pandemia Covid-19 e pelas temperaturas negativas que podem trazer a neve até alguns concelhos do território.

De acordo com o anuncio do Primeiro-Ministro, António Costa, na última quinta feira, este fim de semana é proibido circular entre concelhos e há obrigatoriedade de recolhimento a partir das 13 horas. Estas medidas serão aplicadas na grande maioria do território nacional, ou seja, em todos os concelhos  com mais 240 casos de Covid-19 por cem mil habitantes.

No território CIM Douro há, contudo, quatro concelhos que ficam fora das restrições: Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Sernancelhe e Torre de Moncorvo.

Estas medidas seguem-se à renovação, na quarta-feira, da declaração do estado de emergência pelo Presidente da República, válida até ao próximo dia 15, com provável prorrogação após esta data.

António Costa revelou ainda que o Governo admite adotar medidas ainda mais restritivas já na próxima semana, mesmo antes da renovação da declaração do Estado de Emergência, caso os números de novos casos continuem a aumentar.

O fim de semana será também significado de muito frio, com os termómetros a marcarem temperaturas negativas que poderão traduzir-se em neve em alguns pontos da região.

De acordo com a página Meteorologia Serra da Estrela – Vitor Baía, “neste Sábado e na madrugada de Domingo vamos ter neve em cotas baixas em todo o interior, desde Bragança até ao Alentejo. A quantidade é reduzida mas pode nevar a qualquer altitude e vai pegar com facilidade acima dos 400 ou 500 metros. Em zonas mais baixas pode pegar durante a noite”.

Carrazeda de Ansiães poderá ser mesmo um dos locais onde a neve marcará uma presença mais forte no distrito de Bragança.

“No Distrito de Vila Real também pode nevar, incluindo a própria cidade. O vale do Douro pode ter neve, mesmo na Régua”, lê-se na página.

Segundo as informações da página o distrito de Viseu poderá também receber a visita da neve, “podendo nevar em Lamego e em todos os concelhos que confinam com o Douro”, contudo “a neve pega com mais facilidade é nos concelhos de Penedono, Moimenta da Beira”.