I Encontro Driver´s Club by I Love Douro

No passado dia 19 de outubro realizou-se o 1º encontro Driver’s Club by I Love Douro, um dia em que carros e condutores viajaram pela N222 tendo como destino a mais antiga região demarcada do mundo, o Douro.

No total foram mais de 20 os carros que se juntaram logo pela manhã na marina de Entre-os-Rios, local escolhido para o arranque deste primeiro encontro e nem a chuva afastou os aficionados pelos motores.

Uns mais potentes, outros nem tanto, uns recentes outros verdadeiros clássicos, de tudo um pouco para todos os gostos, tal como os ocupantes, uns mais novos e outros já com alguma experiência acumulada. Um grupo heterogéneo que logo pela manhã mostrava boa disposição, mesmo com a chuva que insistentemente ia caindo.

Perfilados os carros, foi já perto das 11 horas que deram a aceleração mais forte e arrancaram pela nacional 222 até à primeira paragem.

Como é lógico, o ritmo foi de passeio, as condições atmosféricas exigiam cautela redobrada… a chuva, as nuvens carregadas não permitiram que a admiração da paisagem fosse a mais impressionante, mas reconfortante pois o RIO DOURO estava lá a acompanhar, lado a lado com os carros e seus ocupantes.

O Sol deu um ar da sua graça e no caminho de Caldas de Arego até à Régua os cabrio puderam recolher a capota  e desfilar pela N222.

Na Régua o almoço estava marcado no restaurante “O Torrão” onde o grupo se juntou e teve oportunidade de trocar impressões sobre o troço e a forma como os carros se comportaram em condições atmosféricas adversas. A boa-disposição era evidente entre os participantes e durante o almoço houve oportunidade de brindar com os vinhos de mesa oferecidos pela Nierport (Redoma, Tiara, Vertente).

Entre brindes à vida, saúde, sorrisos e conversas o grupo deixou o restaurante, e os carros perfilam-se para entrar no troço da nacional 222 que foi considerado o mais belo e melhor percurso do mundo para quem gosta muito de conduzir  (o percurso Régua/Pinhão).

No percurso, paragem na foz do rio Tedo, para apreciar a paisagem e conhecer a Quinta com o mesmo nome. Neste local o grupo teve ainda a oportunidade de degustar um dos ex-libris vínicos do país, o Vinho do Porto.

De volta à nacional 222, e dado o adiantado da hora, a decisão foi dar por terminado o primeiro passeio na Foz do Távora.

Contudo, aquele que seria para muitos o ponto final do primeiro encontro, acabou por ser apenas mais uma paragem. O Presidente da Camara de Tabuaço, Carlos Carvalho, foi cumprimentar e saudar o grupo que subira ao Douro e terminava passeio no seu Município desafiando os participantes que ainda estavam no local a conhecer a Festa das Vindimas em Valença do Douro, onde, horas mais tarde, era finalmente dado por terminado o evento entre churrasco e música popular, com direito a bailarico de rua.

Para José Lopes, da I Love Douro, promotora deste encontro, o evento foi um sucesso, apesar do dia cinzento, ficando a promessa de mais encontros deste género pelas estradas do Douro.

“Queremos agradecer a todos que participaram entusiasticamente no nosso primeiro encontro. Nem tudo correu como planeado, mas foi o primeiro. O nosso objetivo continua a ser criar um grupo de amigos, em torno dos carros”.