Investigador da UTAD é responsável pela castanha do Mundo

O investigador e professor da UTAD, José Laranjo, foi eleito esta semana presidente Grupo da Castanha da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS – sigla original em inglês).

José Laranjo foi eleito para o cargo no decorrer do Congresso Internacional do Castanheiro, que decorreu em Samsun, na Turquia, país de onde é originário o seu antecessor, o investigador Umit Serdar da Universidade de Ondokuz Mayiz.

Para o investigador português, que também preside à RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, as principais medidas para o mandato que agora inicía serão: “a reorganização do Grupo de Trabalho do Castanheiro, a preparação de um livro branco sobre a castanha no mundo e o reforço da ligação entre investigação e empresas”.

Composto por mais de 53 mil indivíduos, o ISHS é uma rede mundial que junta universidades, governos, instituições, bibliotecas e empresas, atuando como fonte de informação, promoção e investigação científica, nos diversos ramos da horticultura à escala global.