IPV organiza congresso internacional no setor agroalimentar

O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe no dia 5 de junho próximo o “3º Workshop de Inovação & Desenvolvimento no Setor Agroalimentar” | 1st International Meeting on I&D in the Food Sector.

O evento, organizado pelo corpo docente e discente da Unidade Curricular de inovação, desenvolvimento e Aproveitamento de Produtos Alimentares do curso de Qualidade Alimentar e Nutrição da Escola Superior Agrária do IPV, evoluiu na edição deste ano para a dimensão internacional, contando com a participação confirmada de reputados conferencistas europeus no setor agroalimentar. Releve-se ainda a possibilidade de participação virtual. O programa, ainda em construção, inclui palestras por convite, comunicações orais por submissão e apresentação em ecrã de e-pósteres.

A inovação e o desenvolvimento assumem-se como fundamentais, no sentido de encontrar novos produtos capazes de conquistar o mercado, contribuindo para o sucesso das empresas ao mesmo tempo que vão ao encontro das necessidades dos consumidores. A inovação atualmente está fortemente presente, quer ao nível de produtos quer de processos ligados à produção e distribuição de géneros alimentícios. A comunidade académica tem um papel fundamental no seu contributo para esta realidade, pelo que eventos desta natureza assumem-se como fulcrais para dar a conhecer os desenvolvimentos recentes ligados ao sector alimentar, focados no investimento científico e tecnológico e também não esquecendo a inovação na tradição.

Para a coordenadora do evento, professora Raquel Guiné, “o evento visa estabelecer pontes entre a comunidade académica e a sociedade em geral e o mundo empresarial em particular, assumindo-se como um fórum de discussão sobre os temas relacionados com a alimentação nas suas várias vertentes. Pretende ainda assumir-se como um pólo de divulgação de trabalhos realizados com a intervenção de estudantes, e ajuda-los a familiarizar-se com o mundo da ciência e do conhecimento aplicado”.

No seguimento dos vários contactos privilegiados que a organizadora do evento possui no âmbito dos seus projetos internacionais, foi lançado o desafio de alargar o âmbito do evento no sentido de divulgar o trabalho feito no instituto politécnico de Viseu e, por outro lado, trazer até Viseu outras realidades, numa troca evolutiva de conhecimento.

O Encontro destina-se a todos os intervenientes na comunidade académica, desde estudantes a professores e investigadores, mas também á comunidade envolvente, nomeadamente o sector empresarial e produtivo, bem como instituições ligadas às temáticas da alimentação.

O programa encontra-se em construção, destacando-se a já confirmada presença da conferencista Dr. Elena Bartkiene do Departamento de Qualidade e Segurança Alimentar da Universidade Lituana de Ciências da Saúde. Mais informação será disponibilizada oportunamente na página web do evento.

encontram-se a decorrer as inscrições e as submissões de trabalhos, em língua portuguesa ou inglesa, para apresentação na forma oral (comunicações de 10-15 minutos) ou e-poster (que passará em ecrã durante os intervalos). A submissão de resumos estende-se até ao dia 31 de março de 2018 e a de e-poster prolonga-se até 31 de maio próximo. Todos os resumos aceites (para comunicações orais ou em e-póster) serão publicados no livro de resumos eletrónico, que ficará disponível na página do evento para download gratuito. Os autores podem ainda enviar o trabalho completo para avaliação na revista Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, revista científica do IPV.

O Programa completo, inscrições e submissão de artigos podem ser consultados em: www.esav.ipv.pt/idfs