Licença de porte de arma de caça e carta de caçador com exame único

A PSP e o Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) irão organizar um exame único para atribuição da carta de caçador e a licença de porte de arma de caça, segundo comunicado divulgado pela polícia.

A frequência do curso estará sempre sujeita a provação da PSP e poderá ser realizada em cinco distritos, nesta primeira fase considerada de teste: Braga, Castelo Branco, Lisboa, Évora e Faro, tendo os interessados que se inscrever até ao dia 29 de Setembro.

Para Rui Lopes, caçador lúdico residente em Alijó, esta alteração vem “repor a justiça” na obtenção destes documentos. Segundo o caçador, “a situação atual era injusta” pois o pretendente teria que fazer um exame de manuseamento de armas no ICNF e depois “repetir o mesmo exame na PSP”.

Com esta alteração, o teste irá realizar-se apenas na PSP, que depois informará o ICNF da lista dos alunos com aproveitamento, bem como os documentos exigidos no regime jurídico da caça para caçador a fim de prosseguir a instrução do processo de candidatura ao exame.

“Esta é também uma forma da polícia controlar melhor que tem acesso a armas”, conclui Rui Lopes.

Atualmente, a obtenção destes documentos tem um custo de quase 200 euros, custo que pode ser diminuído com esta alteração.