Murça quer apostar no Birdwatching: “usar” as aves como produto turístico

0

Na passada quinta-feira, 31 de março, o Município de Murça recebeu uma sessão do Curso de Formação de Guias de Observação de Aves, iniciativa que se encontra a decorrer no Vale do Tua até junho, promovida pelo Parque Natural Regional do Vale do Tua – PNRVT.

Nesta atividade estão envolvidos vinte agentes do território que recebem “Formação de Guias de Observação de Aves no Vale do Tua”, entre empresas de animação turística, proprietários de alojamento local, técnicos de turismo dos municípios, entre outros.

Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça, fez a receção ao grupo nas imediações do Percurso Pedestre dos “Passadiços do Tinhela”, local onde a atividade se desenvolveu.

Birdwatching é o novo “produto turístico” em que o PNRVT quer apostar, que vem complementar a oferta já existente na área do Turismo de Natureza e o Município de Murça quer estar na linha da frente da oferta deste produto, de forma a trazer mais turistas ao concelho.

“Não estamos a preparar biólogos estamos a preparar agentes turísticos e dar-lhes ferramentas e competências para que possam usar a observação de aves como produto, atrativo, que traga visitantes e, consequentemente, retorno financeiro”, alega Luís Ribeiro, da associação Palombar, que está a coordenar esta formação.