Novas medidas para concelhos mais afetados entram em vigor

Está em vigor, desde as 00H00 desta segunda feira, o Estado de Emergência que decreta novas medidas para os concelhos mais afetados pela pandemia Covid-19.

Apresentadas pelo Primeiro-Ministro na noite do passado sábado, as novas medidas entraram hoje em vigor. Entre as medidas estão a proibição de circulação entre as 23H00 e as 05H00 durante a semana e as 13H00 e as 05:00 aos fins de semana.

O executivo aprovou ainda outras medidas que se irão aplicar a Portugal Continental, como a possibilidade da medição de temperatura corporal por meios não invasivos no acesso a local de trabalho, escolas, meios de transporte ou espaços comerciais e desportivos.

Está ainda prevista a possibilidade de se exigir testes de diagnóstico para Covid-19 em escolas, lares, estabelecimentos de saúde, à entrada e saída do território nacional, prisões ou outros locais que a Direção-Geral da Saúde venha a determinar.

O novo estado de emergência prevê também a possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos setores privado e social.

A mobilização de recursos humanos para aumentar a capacidade de rastreamento, como a realização de inquéritos epidemiológicos ou rastreio de contactos de trabalhadores em isolamento profilático, de professores sem componente letiva ou militares das Forças Armadas é outra medida prevista pelo estado de emergência.

Na semana passada, o Governo já tinha aprovado outras medidas para conter a pandemia no continente como grupos em restaurantes limitados a seis pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

, ,