Oficinas Criativas de Natal desafiaram os mais novos em Vila Real

0
Oficinas Criativas de Natal desafiaram os mais novos em Vila Real

Para além do convívio e das amizades criadas, os jovens participantes nas Oficinas Criativas de Natal tiveram a oportunidade de aprender coisas novas em diversas áreas, desde a realização de trabalhos em tecelagem criativa, macramé, entre outras, desenvolvendo e aprendendo novas habilidades e partilhando conhecimento e experiências.  

Assim, no dia 19 de dezembro, decorreu o workshop de Tecelagem Criativa, onde foram construídos objetos alusivos à época Natalícia. No dia 20, realizou-se o workshop de ornamentos de Natal seguindo-se, no dia 21, a oficina macramé, onde foram construídas figuras natalícias utilizando fios de macramé como principal material.

Por último, no dia 22, os jovens promoveram uma iniciativa de Natal Solidária, tendo-se deslocado ao CACI da Nuclisol Jean Piaget de Vila Real para oferecerem uma lembrança de Natal aos utentes da instituição. Esta foi uma iniciativa inclusiva, e que pretendeu fazer a diferença, quer nos jovens participantes quer nos utentes da instituição, apelando à união de todos e à inclusão social, tão essencial nos dias de hoje.

Foi desta forma que o município de Vila Real encerrou o Ano Europeu da Juventude que ao longo dos últimos meses colocou em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais ecológico, mais inclusivo e digital.

Alexandre Favaios, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Juventude, fez um balanço positivo do ano que agora terminou, durante o qual “a Juventude foi celebrada não só em Vila Real, mas por toda a Europa”. Para 2023 o Vereador deixou uma palavra de “esperança e o compromisso de que a autarquia continuará a trabalhar para garantir a todos os jovens vila-realenses o acesso às melhores oportunidades”.