Regresso das Camélias a Celorico de Basto celebrado com milhares de visitantes

0
Após dois anos de interregno devido à pandemia, Celorico de Basto voltou a organizar a Festa Internacional das Camélias que, nesta 17ª edição, atraiu milhares de visitantes.

Após dois anos de interregno devido à pandemia, Celorico de Basto voltou a organizar a Festa Internacional das Camélias que, nesta 17ª edição, atraiu milhares de visitantes.

Para o autarca celoricense, José Peixoto Lima, esta edição marcou a retoma deste tipo de atividades, destacando o cuidado na organização do evento.

“Esta festa das camélias marca de facto, diria a retoma à normalidade, é o primeiro grande evento que nós organizamos pós-pandemia, tivemos o cuidado de o organizar durante todo o mês, começamos por iniciativas que juntamos menos pessoas e culminou hoje, neste grande cortejo, que juntou aqui milhares e milhares de pessoas. Nós estávamos também sedentos destes encontros, quando me perguntavam se este evento se ia ter muitas pessoas neste fim de semana, eu respondia que havia aqui dois sentimentos contraditórios. Por um lado, eu notava que as pessoas tinham muita vontade de estarem juntas, mas claro que esta pandemia deixou marcas e nós também temos que as sarar.

Com estas iniciativas, com o conjunto de iniciativas que levamos a cabo, durante este mês, é também isto que estamos a fazer, desconfinar e voltar à nossa normalidade.”

O autarca explicou ainda que esta festa só acontece pelo envolvimento de toda a comunidade, seja de uma forma direta ou apenas com a decoração das suas casas e negócios.

“Nós nunca poderíamos ter de facto esta grandeza, se não envolvêssemos toda a comunidade, mas é mesmo toda. Quando eu digo toda, não é apenas a Câmara, as Juntas de Freguesia, as Associações ou Coletividades, são as pessoas que decoram as suas casas, são os comerciantes que decoram as suas lojas, são no fundo as pessoas de uma forma informal que se associam aos múltiplos eventos que nós organizamos.

Por isso é que, na maior parte dos casos, as festas que envolvem as camélias, são muito elitistas. Aqui, em Celorico de Basto, é uma festa profundamente popular e esta é também a sua grande característica”.

Para encerrar a 17ª edição da Festa Internacional da Camélias o município preparou, para o último fim de semana de março (25, 26 e 27), diversas iniciativas como o raid, a milha e o BTT das Camélias, assim como duas oficinas e um ballet.

Para ver a galeria de fotografias do Desfile das Camélias 2022, clique aqui.