Symington recebe distinção com prémio de ética empresarial

The Drink Business distinguiu, no âmbito dos Green Awards 2019, as iniciativas implementadas pela empresa nas áreas da sustentabilidade e da responsabilidade social e ambiental com a atribuição do prémio “Ethical Company of the Year”.

O galardão reconhece as iniciativas implementadas pela empresa nas áreas da sustentabilidade e da responsabilidade social e ambiental. A cerimónia de prémios, que decorreu em Londres, é organizada pela revista internacional The Drinks Businessque anualmente reconhece as empresas ou produtos com uma área de atuação dedicada à comunidade e meio ambiente onde estão inseridas.

No âmbito do evento, a empresa familiar recebeu também uma menção honrosa na categoria “Prémio de Sustentabilidade Amorim”, distinção que reconhece os esforços realizados pelas organizações em implementarem práticas de sustentabilidade mais eficientes e eficazes nas suas operações. Sublinhe-se que a par da Symington Family Estates, estavam nomeadas para estes prémios empresas de renome internacional, como Concha y Toro, Família Torres, Fetzer, Marks & Spencer ou Pernod Ricard.

Em julho deste ano, o grupo tornou-se na primeira empresa de vinhos em Portugal com certificação B Corp, estatuto que reconhece as boas práticas éticas de uma empresa e os mais elevados padrões na sua responsabilidade social e ambiental. Este constitui um reconhecimento do seu compromisso em gerir a empresa para o benefício dos colaboradores e comunidade em que se insere. Através do desenvolvimento de ações que visam a proteção do meio ambiente, a Symington tem investido consistentemente na Região do Douro, onde a maior parte das suas vinhas estão inseridas, contribuindo ainda no apoio a causas sociais.

A estratégia de sustentabilidade da empresa passa também por um completo e ambicioso plano designado “Missão 2025”, que traça metas mensuráveis que serão implementadas em áreas tão diversas como: uso de energias renováveis, eficiência energética, programas de reflorestação, eficiência hídrica, embalagens de impacto reduzido e iniciativas de apoio às comunidades locais. Para tal, a Symington desenvolveu, este ano, uma equipa da sustentabilidade transversal ao grupo, dedicada às áreas da Viticultura e Biodiversidade, Água, Energia e Edifícios, Embalagens e Efluentes e Equipa e Comunidade.

Rob Symington, Diretor Adjunto e da Sustentabilidade, comentou: “A Symington tem um longo histórico de iniciativas focadas no bem-estar social e ambiental da sua região, e estes prémios são um reflexo desse compromisso. Tal como todas as empresas no mundo de hoje, temos uma pegada ambiental. Temos a clara noção que a nossa empresa só poderá ter um futuro positivo no longo prazo se houver um clima estável, ecossistemas em equilíbrio e comunidades saudáveis. O nosso compromisso com o futuro passa por assumir a responsabilidade pelo nosso impacto e por fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para encarar os grandes desafios partilhados do tempo em que vivemos”.

,