Tomate Coração de Boi do Douro reuniu cerca de 80 pessoas na UTAD

0
Tomate Coração de Boi do Douro reuniu cerca de 80 pessoas na UTAD

Aproxima-se a época da sementeira e o início de um novo ciclo do Tomate Coração de Boi. Com o objetivo de valorizar este fruto de sabor inconfundível, que encontra no Douro condições ideais para o seu amadurecimento, as Associações de Desenvolvimento da região (Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior), em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Greengrape, levaram a cabo a ação de formação/sensibilização “Da sementeira até à mesa”.

O encontro realizou-se na UTAD, no dia 15 de março, e destinou-se desde logo aos hortelãos que ano após ano labutam para conseguirem obter o melhor Tomate Coração de Boi, mas também aos alunos da UTAD e outros interessados.

“Esta jornada na Universidade transmontana foi extraordinária, desde logo pela forte participação. Neste encontro tivemos cerca de 80 participantes. Ver tanta gente interessada em aprender mais sobre o Tomate Coração de Boi do Douro (TCBD) reflete bem o envolvimento crescente que este projeto tem vindo a gerar e o seu impacto no território”, sustenta Celeste Pereira, líder da Greengrape, empresa de comunicação e animação turística que promove a Festa do Tomate no Douro.

A Greengrape, juntamente com o jornalista Edgardo Pacheco e o especialista em azeite, Francisco Pavão, é responsável pelo projeto de valorização do Tomate Coração de Boi do Douro, que vai já para a sua VIII edição. Este projeto, que tem tido um sucesso crescente, materializa-se num concurso, num encontro que junta produtores de vinhos/tomate e visitantes aficionados por este fruto, bem como na festa do tomate à mesa dos restaurantes referenciais da região, durante todo o mês de agosto. A iniciativa estende-se ainda ao Projeto Capella, que se realiza na aldeia de Arroios (Vila Real), onde ocorre uma prova de tomate, azeite e flor de sal na Capela Barroca e festa com muito tomate à venda e outros produtos do Douro e Trás-os-Montes.

O programa do encontro contou com o envolvimento da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias  da UTAD e do Departamento de Agronomia da UTAD.

A iniciativa contou com organização das Associações de Desenvolvimento do Douro – Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior – com as quais as Greengrape inicia um novo caminho no projeto de valorização do Tomate Coração de Boi, com a criação de conteúdos e conhecimento à volta deste fruto de verão. Em conjunto, vão desenvolver um livro sobre o TCBD, um guia de boas práticas para a cultura do tomate, bem como workshops à volta do Tomate e da excelência do terroir Douro para a produção de frutos. Não só as uvas e o tomate, mas também a laranja, a azeitona, os frutos secos, etc.

É uma parceria que conta com o Co-financiamento: PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, do Programa Leader, do Portugal 2020 e da União Europeia através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.