“Tábuas com História” vence prémio de “Melhor Filme Internacional” em Los Angeles

melhor-filme-internacional-no-labrff

“Tábuas com História” vence prémio de “Melhor Filme Internacional” em Los Angeles / Foto: Direitos Reservados

“Tábuas com História” o filme independente, inspirado em factos reais, que conta a história de Teatraço, o grupo de teatro da Vila de Tabuaço, ganha o prémio de “Melhor Filme Internacional” no Los Angeles Brazilian Film Festival. Realizado no ano passado com o apoio e financiamento da Câmara Municipal de Tabuaço, foi o primeiro filme Português a entrar nesta competição e sai vencedor na categoria “International Feature Films”.

A história de uma Vila tão habituada à arte, nas suas paisagens e nos seus palcos, que dá origem a um grupo de teatro com garra e paixão suficientes para lutar pelos seus sonhos. Assim é a “biografia” de Teatraço, um grupo de teatro de Tabuaço, que inspirou o filme: Tábuas com História, a primeira produção Portuguesa a conquistar o prémio de “Melhor Filme Internacional” no Los Angeles Brazilian Film Festival.

Produzida e financiada pela Câmara Municipal de Tabuaço, a obra que começou por ser um documentário, acabou por ser transformada numa longa-metragem de ficção, pelo olhar do seu realizador, Marcantonio del Carlo. O filme narra a luta do grupo de teatro de Tabuaço, orientado pelo Dr. Matias (Beto Coville), um ator/dentista brasileiro, contra um político que quer derrubar o antigo teatro da vila. Com a chegada da forasteira Maria Duarte (Marta Nunes), o grupo ganha um novo fôlego para, com o apoio da população, tentar travar a destruição do edifício.

A longa-metragem foi o primeiro filme nacional a marcar presença no Festival e recebeu, ontem à noite, o galardão de melhor filme no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), na categoria “International Feature Films – Competition”, onde concorria com Maverick: Manjunt Brazil de Emiliano Ruschell e Verses at Work de Lucas Mendes.

“Uma distinção importante para um filme independente que ousou conjugar atores profissionais e amadores, numa produção que pretende levar Tabuaço ao mundo.

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, explica que “este projeto, além de nos permitir divulgar aquilo que é a cultura e as emoções do nosso povo, permite-nos também uma valorização enorme do nosso concelho, das nossas terras, das nossas gentes e dos nossos produtos. No fundo vai permitir divulgar a Portugal e ao resto do Mundo, aquilo que nós todos os dias enaltecemos.” 

Ainda sem data de estreia confirmada em Portugal, Tábuas com História atravessou o Atlântico para se tornar no primeiro filme português a competir e a ganhar no LABRFF.

, , , ,