UTAD e Federação Portuguesa de Voleibol colaboram em estudo

Investigador Paulo Vicente João da UTAD coloca GPS em jogador de Voleibol de Praia / Foto: Direitos Reservados

Investigador Paulo Vicente João da UTAD coloca GPS em jogador de Voleibol de Praia / Foto: Direitos Reservados

A performance dos jogadores da Seleção Sénior Portuguesa de Voleibol encontra-se a ser avaliada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através da realização de um estudo com recurso a tecnologia de ponta.  

A recolha de dados, com recurso a aparelhos GPS, decorre até agosto em treinos e jogos da Seleção Nacional de Voleibol e Voleibol de Praia. Paulo Vicente João é o investigador da UTAD responsável por este estudo.

O objetivo do estudo passa por recolher dados em treinos e competições, para medir e avaliar indicadores como a frequência cardíaca, distâncias percorridas, acelerações e desacelerações, intensidade de esforço, número de saltos, entre outros, com vista à avaliação e comparação de performances entre atletas, em posições específicas, nesta seleção nacional. Durante os jogos, cada atleta transportará consigo um equipamento de GPS que fará a recolha dos dados.

Esta é a primeira vez que é possível recolher dados com GPS em treinos e competições oficiais de uma Seleção desta modalidade. “Não existem estudos realizados a nível Mundial nesta modalidade, com esta tecnologia. Pelo que o objetivo da investigação passa por encontrar novos indicadores que possam ajudar o treinador a melhorar a performance individual e coletiva dos jogadores e respetivas equipas”, explica Paulo Vicente João.

O Selecionador Nacional sublinha que a tecnologia está cada vez mais aliada ao surgimento de novas atividades e no melhoramento das já existentes, “sendo possível, através da sistematização de dados estatísticos criar planos de treino específicos para cada jogador, permitindo melhorar a performance desportiva do atleta e até, em alguns casos, evitar lesões”.

As entidades envolvidas neste estudo esperam com esta colaboração, obter novos dados que contribuam para um maior conhecimento e desenvolvimento desta modalidade desportiva.

 

 

, , , ,