UTAD e Lusa lançam pós-graduação em Jornalismo Regional

Apresentação da pós-graduação em Jornalismo Regional/ Foto: Salomé Ferreira

Apresentação da pós-graduação em Jornalismo Regional/ Foto: Salomé Ferreira

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a agência Lusa apresentaram, no passado dia 12 de maio, o curso de pós-graduação em Jornalismo Regional que resulta de uma parceria entre estas duas instituições que vai arrancar no final do mês de setembro.

Os meios de comunicação regionais como motor de descentralização dos média foi o tema da conferência organizada pela agência Lusa e pela UTAD que antecedeu a apresentação do curso de pós-graduação em Jornalismo Regional, destinado a estudantes de comunicação e a jornalistas regionais em busca de qualificações acrescidas.

No âmbito das comemorações dos 30 anos da UTAD e também da agência Lusa, estas duas instituições organizaram esta conferência, onde três estudiosos da comunicação analisaram a evolução dos média locais e regionais no nosso país: Nuno Andrade Ferreira (Universidade do Mindelo – Cabo Verde), Pedro Jerónimo (Instituto Miguel Torga) e João Palmeiro (presidente da Associação Portuguesa de Imprensa).

Na conferência estiveram em debate o conceito de jornalismo regional, o impacto das tecnologias digitais, o fenómeno da globalização e da localização, bem como os desafios da pulverização da informação.

A conferência foi presidida por António Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD e Teresa Marques, Presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa.

No discurso de abertura da conferência, António Fontainhas Fernandes, frisou a vontade de que “este seja o início de uma nova etapa”, sublinhando a importância do jornalismo regional e local, o reitor da UTAD acrescentou ainda que “este modelo vai servir de exemplo para outras áreas do saber”.

A pós-graduação em Jornalismo Regional vai funcionar num modelo pedagógico em que todas as disciplinas são lecionadas por jornalistas da Lusa e por docentes de Comunicação da UTAD, numa procura de efeito pendular entre a prática profissional e a reflexão académica.

A marca da agência Lusa já está presente em duas outras pós-graduações: uma em Jornalismo Especializado, com a Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e outra em Jornalismo Internacional em Língua Portuguesa, com o ISCTE, em Lisboa.

 

, , , ,