VII Jornadas da Cidadania, em Moimenta da Beira, foram “um sucesso”

Mesa de Debate do terceiro painel. Na Foto: à esquerda José Eduardo Ferreira, Eduardo Cabrita, Vasco Ribeiro e António Fontaínhas Fernandes // Foto: Sofia Costa

O Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira, acolheu nos dias 18 e 19 de maio a sétima edição das Jornadas da Cidadania. Entre os diversos intervenientes, esteve presente o ministro Adjunto do Governo da República Portuguesa, Eduardo Cabrita.

Durante dois dias, o concelho de Moimenta da Beira, sob o mote “Rumos de Mudança” albergou mais uma edição das Jornadas da Cidadania. Os temas debatidos este ano aludiram aos direitos e proteção das crianças e jovens, ao envelhecimento e qualidade de vida em contexto institucional, terminando na discussão sobre os desafios e oportunidades no interior do país.

O presidente do município, José Eduardo Ferreira, faz um balanço “muito positivo” e refere ainda que ao longo dos anos “as jornadas têm sido um sucesso”, feito que se deve, essencialmente, à “qualidade dos palestrantes”.

Para José Eduardo Ferreira, o “nível” destas jornadas já justificam que elas “sejam regionais”.

“Passaram por aqui pessoas de vários concelhos que aproveitam para usufruir do conhecimento e é assim que tem de ser, hoje os concelhos não trabalham isoladamente, nem podem trabalhar apenas para si próprios”.

Após as intervenções do último painel, moderado por Vasco Ribeiro, professor e investigador da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que contou com a presença do ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, António Fontaínhas Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, o programa encerrou com a atuação do Coro da Universidade Sénior Infante D. Henrique (UNISE) e com um Demo de Honra.

 

, ,