
A Segunda Edição do projeto “Diabetes em Movimento” arranca no mês de outubro em Vila Real. A iniciativa é gratuita e decorrerá até maio de 2016.
Tendo em conta o impacto positivo da primeira edição, Vila Real volta a realizar o programa de exercício físico direcionado para pessoas com diabetes tipo 2. Este programa é desenvolvido pelo Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A sua implementação na cidade de Vila Real resulta de uma parceria entre a universidade transmontana, a Câmara Municipal de Vila Real, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Agrupamento de Centros de Saúde Douro I – Marão e Douro Norte.
De acordo com a organização, “as pessoas com diabetes tipo 2 residentes no concelho, e que estejam interessadas em participar neste programa, devem contactar o seu médico ou enfermeiro, quer no Hospital de Vila Real, quer nos Centros de Saúde da cidade, para serem informadas das condições de participação”, informou a UTAD através de comunicado.
Com este projeto,”pretende-se contribuir ativamente para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população com diabetes, que em Portugal está estimadas em cerca de 1 milhão de pessoas”.