Vila Real tem um roteiro turístico gratuito que o guia pelas “estórias da história” da cidade

Maria Vitorino, promotora do projeto/ Foto: Salomé Ferreira

Projeto “Vila Real Free Tours” leva os turistas a conhecer os locais mais emblemáticos da cidade, dando a conhecer o que “por norma os livros não contam” numa viagem que guia pelas “estórias da história” de Terras de Torga.

O ponto de encontro é no Pelourinho de Vila Real. Todos os dias, sempre à mesma hora, Maria Vitorino convida os turistas a conhecer os principais locais da cidade, caminhando ao ritmo de uma conversa informal com o objetivo de dar a conhecer o património material e imaterial de Trás-os-Montes.

Maria Vitorino é a impulsionadora deste projeto, que visa promover a região e dar aos turistas a hipótese de terem uma experiência de turismo personalizada, “direcionada para as pessoas e não para as massas”, explicou ao VivaDouro.

Natural do Porto foi o amor por Terras de Torga que fez Maria Vitorino iniciar este projeto. Estando desempregada, optou por aprender o máximo sobre a história de Vila Real, tendo iniciado o “Vila Real Free Tours” em abril do ano passado.

Licenciada em Filosofia, Maria Vitorino pretende essencialmente dar a conhecer Vila Real através das várias estórias e da história da cidade.

Tal como o nome indica, a viagem pelas ruas de Vila Real, com Maria Vitorino como guia turística, não tem qualquer custo para os turistas, sendo que o serviço está disponível em português e inglês.

Desde a Vila Velha, passando pela Igreja da Misericórdia, a Sé de Vila Real e outros locais de interesse, Maria Vitorino, vai guiando os turistas por vários pormenores, estórias não tão conhecidas e coisas que os guias geralmente não mostram.

A empreendedora tem ainda à disposição dos clientes outros serviços, esses já com um custo, nomeadamente os roteiros: “Essência do Vinho”, “Trilho do Pastor”, “Momentos de Olaria Negra” e outros programas personalizados, planeados conforme a necessidade da pessoa e com objetivo de os fazer viver experiências que espelham a cultura da região.

Maria Vitorino lança assim o convite para aparecer no Pelourinho às 10h e descobrir Vila Real.

 

, , , , ,