
No último fim-de-semana de maio, decorreu no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, o Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”.
Os vinhos do Peso da Régua afirmaram-se mais uma vez como sendo dos melhores da região no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco”. Na prova, foram atribuídas, uma Medalha de Ouro e três Medalhas de Prata, aos produtores reguenses. O vinho Cabeça de Burro Reserva Tinto – Porto Reccua Vinhos, foi distinguido com a Medalha de Ouro, enquanto os vinhos Encostas do Peso Moscatel e Reccua Douro Tinto, ambos produções Porto Reccua Vinhos e Cabacinhas de João Joaquim Teixeira Elias – Quimelias, conseguiram a Medalha de Prata.
“La Selezione del Sindaco” é um concurso enológico que contempla a participação conjunta do produtor e do município, sendo esta parceria um dos principais fatores que diferencia este concurso de muitos outros. A participação do Município do Peso da Régua registou uma taxa de sucesso de cem por cento.
Nesta prova participaram mais de 1100 vinhos de toda a Europa e Brasil, dos quais 400 foram portugueses. As amostras foram avaliadas por um júri internacional composto por 80 provadores. A Associação de Municípios Portugueses do Vinho, salientou a importante adesão dos municípios e produtores nacionais, bem como a qualidade dos vinhos. Num total de 301 medalhas atribuídas, 148 premiaram vinhos portugueses.
Segundo a Câmara Municipal do Peso da Régua é importante “o reconhecimento da qualidade dos vinhos dos produtores Porto Reccua Vinhos e João Joaquim Teixeira Elias, pois são grandes embaixadores da identidade vitícola que diferencia Peso da Régua e o Douro”, acrescentando ainda que “é uma parceria instituída em torno de uma oportunidade importante para a afirmação exterior dos produtos do concelho”.
A autarquia apoiou desde logo a inscrição destes produtores no Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco” e devido aos resultados positivos que o município obteve, decidiu promover o alargamento desta parceria a participações futuras. Segundo o município “o objetivo deste alargamento é que se possa motivar a participação de outros produtores, na certeza de que a mesma trará benefícios positivos às relações comerciais e à promoção de Peso da Régua”.