Vitória lusa no Torneio Internacional de Andebol Terras do Demo em Moimenta da Beira

Vitória lusa no Torneio Internacional de Andebol Terras do Demo em Moimenta da Beira/ Foto: Salomé Ferreira

Vitória lusa no Torneio Internacional de Andebol Terras do Demo em Moimenta da Beira/ Foto: Salomé Ferreira

A seleção nacional de Portugal conquistou o Torneio Internacional de Andebol Terras do Demo ao vencer a formação da Eslováquia por 33-23. O torneio decorreu no pavilhão municipal de Moimenta da Beira entre os dias 8 e 10 de abril.

Três jogos, três vitórias da seleção nacional portuguesa de andebol no Torneio Internacional Terras do Demo. A equipa das quinas começou da melhor forma o torneio, ao vencer a seleção da Holanda (36-24), no primeiro dia do torneio, tal como sucedera no jogo de treino no dia 7 de abril, em que os selecionados de Rolando Freitas bateram a seleção holandesa por 31-25.

Foi numa tarde chuvosa que se realizou o último jogo do Torneio Internacional Terras do Demo em Moimenta da Beira. Com as bancadas repletas de fãs da modalidade, o relógio marcava as 17 horas quando a seleção nacional de andebol entrou no pavilhão.

Após uma primeira parte dominada por Portugal onde a formação da Eslováquia ainda conseguiu manter o resultado mais próximo da equipa das quinas (17-11), a seleção nacional disparou no resultado na segunda parte, atingindo uma vantagem de 10 golos no final (33-23).

Num jogo onde a maior parte dos jogadores marcou, Gilberto Duarte, atleta portista, foi o melhor marcador de Portugal (sete golos) no jogo frente à Eslováquia. Seguido de Pedro Solha, António Areia e Tiago Rocha. Do lado do adversário foi Martin Stránovský o atleta que mais agitou o marcador (5 golos).

O torneio serviu de preparação de Portugal para o jogo de “play-off” de apuramento para o Campeonato do Mundo de França/2017, competição em que a equipa das quinas vai ter pela frente a seleção da Islândia.

O primeiro jogo vai decorrer em Reykjavik no dia 12 de junho para depois receber os islandeses, no Dragão Caixa, em jogo agendado para o dia 16 de junho. Se Portugal amealhar mais pontos que os islandeses nestes dois jogos, apura-se para o Mundial, situação que já não acontece desde 2003.

Rolando Freitas faz um “balanço muito positivo” da participação da seleção nacional no Torneio Internacional de Andebol Terras do Demo, considerando que Portugal se encontra preparado para o jogo de “play-off” com a Islândia, “mas faltam dois meses e é preciso que até lá tudo corra bem e que não haja percalços, que toda a gente possa jogar nas melhores condições”, afirmou ao VivaDouro.

“Eu acho que foi muito importante termos a oportunidade de jogar estes três jogos internacionais, ganhar mais experiência, fazer testes, consolidar o grupo, consolidar o nosso jogo, estamos muito contentes com o trabalho que foi feito e com as condições que tivemos, vamos muito felizes para casa”, acrescentou o selecionador nacional.

Também Eduardo Ferreira, presidente da autarquia, se mostra bastante satisfeito com a realização deste torneio, “isto significa trazer centenas de pessoas a Moimenta da Beira não só de Portugal mas também do estrangeiro, portanto nós aliamos ao desporto a promoção do nosso território e das nossas melhores marcas, é uma maneira de levar ao resto da país e da Europa o que se passa em Moimenta da Beira”, declarou ao VivaDouro.

“A seleção portuguesa vai disputar o play-off com a Islândia e provavelmente vai estar no Campeonato do Mundo de Andebol em França e Moimenta da Beira está lá também um bocadinho porque ajudámos de alguma maneira a participar neste processo. O país é todo este, não há os de mais perto e os de mais longe há os portugueses e nós ajudamos Portugal também a afirmar-se no desporto”, acrescentou o autarca.

Na opinião de Eduardo Ferreira, “durante estes dias Moimenta da Beira foi o lugar onde se desenrolou o melhor andebol em termos nacionais”, concluiu.

A iniciativa foi organizada entre a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a Federação de Andebol de Portugal, a Escola Prática de Andebol, que tem formado atletas para a alta competição, designadamente para as seleções nacionais, e a Associação de Andebol de Viseu.

, , , ,