X Jornadas Cooperativas realizam-se na Pesqueira a 28 deste mês

As jornadas cooperativas realizam-se em São João da Pesqueira a 28 de novembro/Foto: Direitos Reservados

As jornadas cooperativas realizam-se em São João da Pesqueira a 28 de novembro/Foto: Direitos Reservados

São João da Pesqueira recebe, no próximo dia 28 de novembro, as X Jornadas Cooperativas, numa organização conjunta das Cooperativas Agrícolas de S. João da Pesqueira, Penela da Beira e Castanheiro do Sul, tendo ainda como parceiros habituais a Associação Portuguesa de Management e a Associação dos Amigos de Pereiros.

De acordo com a organização, a edição deste ano pretende refletir acerca do tema “As Cooperativas e o Mercado”, nomeadamente eficiência energética, aproveitamento de subprodutos, redução de custos, o marketing e o mercado.

A organização sublinha o facto de a participação de acreditados especialistas, “permitir envolver e debater temas de maior relevância e oportunidade com os membros das Cooperativas e dar voz aos mais jovens que fazem da Agricultura profissão e forma de vida”.

A agricultura é assim distinguida como “um recurso endógeno que não pode ser desperdiçado pelas oportunidades de emprego e fixação da população nas regiões mais desertificadas do país”, revelou a organização do evento. Neste sentido, “no domínio da Economia Social, a Cooperativa é a organização que melhor responde às dificuldades de agregação da população agrícola, sobretudo da mais jovem”, acrescentaram.

A organização do evento aponta as “autarquias” e os “agentes locais”, nomeadamente “as Caixas de Crédito Agrícola”, como elementos “determinantes para servir de alavanca e contribuir de forma decisiva para a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das populações”.

A iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Douro e Côa, da Capital Douro, da Cooperativa Agrícola do Távora, da Confagri, da UTAD, da Vida Económica e ainda do jornal VivaDouro.

, , , ,