10 ANOS d´A MAIS BELA CORRIDA DO MUNDO

Por Paulo Costa, diretor executivo Global Sports 

Parece que foi ontem, e já passaram dez anos desde o nascimento da EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro – A mais bela corrida do mundo. Uma história escrita entre milhares de quilómetros, com milhares de reuniões, muitas realizadas com sucesso, outras com desprezo e outras que não chegaram sequer a acontecer.

Nesta década, enquanto esta brutal história de afirmação do Douro foi acontecendo, escrevendo a sua história na memória do território, tanta água correu, tanta coisa aconteceu. Quando regressei ao Douro, em 2005, a Região não tinha um único acontecimento de dimensão internacional realizado com regularidade e, nesta década, entre o sucesso que este gigantesco acontecimento foi cimentando, uns vieram e foram, outros se anunciaram e muitos se copiaram. O território precisa de mais, de melhor, o território precisa de todos.

Incrível mesmo é a forma como muitos, que nada têm a ver com a Região, tentam replicar o modelo deste evento, olhando para a lista de parceiros e locais de realização e, um a um, tentam realizar algo diferente que seja tão igual. Fico orgulhoso neste modelo que considero o melhor, um modelo assente na Unidade Territorial para valorização da marca Regional. Um modelo assente no potencial que este Douro concentra e que só em Unidade Total é possível elevar ao nível que lhe é merecido.

Neste momento preparamo-nos para realizar a décima edição da EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro, com muitas novidades e num envolvimento territorial nunca visto, com mais entidades envolvidas do que nunca, com mais inovação, com mais organização, com mais sofisticação e, importante, com mais comunicação, com o envolvimento total da TVI.

A Festa que este ano vamos celebrar no Douro não será apenas, e tão só, a festa de uma Corrida, será muito mais, uma Celebração do Douro no seu todo, da sua história, do seu património, do seu sumo, suor e lágrimas, das suas gentes. Adicionado a tudo isto, que nos engrandece, é o fato de esta edição estar oficialmente integrada num projeto maior, o Circuito RUNNING WONDERS – Circuito de Meias Maratonas em Patrimónios Mundiais, ao lado de destinos tão prestigiados e fantásticos como Guimarães, Dão, Coimbra e Évora, destinos de eleição e Territórios Parceiros que dão mais alma a tudo.
Passei os últimos e largos meses fora da Região, de mangas arregaçadas, qual cesto de vindima às costas, a captar parceiros e patrocinadores, a conquistar novos espaços, a afirmar definitivamente aquele que considero o projeto com maior identidade regional, aquele que melhor consegue distinguir este nosso Património Mundial.

Falta pouco para materializar tudo isto, naquela que será a maior de sempre, iremos vestir a Região com o melhor dos fatos de gala, iremos abrir o nosso sorriso e as portas das nossas Quintas, Museus e Monumentos, iremos abrir os braços para receber o Mundo.

Vem aí a mais bela corrida do mundo, a EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro. Venha connosco!