A identidade do Douro Sul

Na última reunião da Agência Social do Douro, essa estrutura que junta pessoas de diversas sensibilidades políticas e sociais, falamos de identidade, a do Douro Sul!

A identidade territorial, de forma simplista, entendida como  construção da história e do processo relacional.

O Douro Sul geograficamente é um território de corpo inteiro que

se agiganta da foz do Távora, do Varosa e dos desfiladeiros do Paiva, até às Serras do Montemuro, da Lapa e de Penedono!

É um território fantástico, multifacetado, riquíssimo!

Para a identidade de um território, fazem quase tudo as pessoas e os seus sonhos!

Ao longo dos séculos as pessoas do lado Sul, subiram e desceram os rios e cruzaram-se nos socalcos da vida e fizeram do Douro o Rio das suas lágrimas, as de tristeza e as de alegria, que depois, desaguam sempre  no mar!

A organização administrativa, mas principalmente as opções políticas fizeram também muito para a formação de uma identidade que, aparentemente, em alguns concelhos, está adormecida ou, mais do que certo, em estágio vínico!

Considerou-se nessa reunião da Agência Social do Douro que, para construirmos futuro juntos, importa fazer crescer e valorizar a riqueza patrimonial e cultural de cada concelho e, dessa forma, mais fácil será fazer emergir, acordar ou respirar, a identidade do Douro Sul – a cidade conceptual e simbólica!

Para isso, devemos afirmar o Douro Sul como a Marca umbrella que nos une e nos permite sonhar!

Cinfães, Resende, Lamego, Tarouca, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar – são os 10 concelhos, são as 100.000 pessoas.

A Unesco criou um conceito de geoparque, podendo este conceito ajudar-nos na concretização do desígnio de ficarmos juntos.

A Agência Social do Douro, vai durante este ano, apelar ao empenho político e de cidadania para a sobrevivência demográfica deste território, que só é possível se construirmos futuro unidos.

O Douro Sul – com identidade, será a  primeira cidade conceptual e simbólica de Portugal!