China recetiva aos Vinhos do Porto e Douro

Por Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP)

Por Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP)

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP, em parceria com a Confraria do Vinho do Porto e a Associação das Empresas de Vinho do Porto, está a promover os Vinhos do Porto e do Douro na China.

A China é um país que se tem vindo a posicionar nos lugares cimeiros do ranking das importações de vinho já que, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, só em 2015 as importações de vinho cresceram 44% e a procura aumentou 3%. A diversificação dos momentos de consumo e o crescente interesse e sofisticação dos consumidores mais jovens são factores que contribuem para estes resultados e que tornam mercados como este, em especial Macau e Hong Kong, interessantes para os vinhos da Região Demarcada do Douro.

Com esta missão, o IVDP pretende dar a conhecer os Vinhos da Região Demarcada do Douro, as particularidades únicas do seu território e a sua história. Foram, assim, planeadas e organizadas ações específicas e orientadas para um público profissional e intermediários de consumo.

O denominador comum destas ações é o destaque para a excelência da mais importante região vitivinícola de Portugal e para dois dos mais internacionalizados e premiados vinhos do mundo e imagens de marca de

Portugal: o Vinho do Porto e os Vinhos do Douro.

Estaremos assim presentes na Vinexpo Hong Kong- evento onde estão presentes mais de 25 países- com um conjunto de iniciativas e masterclasses que evidenciam a diversidade dos nossos vinhos. Esta missão fica concluída com a realização das Semanas do Vinho do Porto em Macau e Hong Kong, promovendo-se, neste âmbito, ações de formação para o canal HORECA e Escolas de Hotelaria bem como um conjunto de jantares vínicos, para demonstrar a versatilidade do Vinho do Porto e as harmonizações com a gastronomia asiática, implicando nesta ação Chefs com estrelas Michelin.

Divulgar, formar, dar a conhecer e promover são fundamentais para despertar o interesse e reforçar a procura dos Vinhos do Porto e do Douro. Independentemente do mercado, esta é a missão que concretizámos todos os dias, em articulação continua com as instituições e empresas do setor.

,