Fiscalizar, controlar e certificar para proteger as denominações de origem

Por Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP)

Fiscalizar, controlar e certificar. Estes são três importantes pilares da ação do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) para defender e proteger as denominações de origem Porto e Douro. As ações de fiscalização materializam-se durante todo o ano, sobretudo na Região Demarcada do Douro e, em época de vindimas, período de maior circulação de uvas, há uma intensificação das operações. São, portanto, ações que caracterizam e marcam a vindima. De ano para ano constatamos que há um crescente respeito pelas normas estabelecidas, em particular nos Comunicados de Vindima, revelando a responsabilização e a preocupação conjunta em proteger e defender as denominações de origem do Porto e do Douro.

Estas operações são também reveladoras da capacidade de inovação da região. A fiscalização levada a cabo pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) dissemina-se pela região duriense em dezenas de ações nas estradas com o auxílio das novas tecnologias para registo e controlo de dados. Todas as equipas de fiscalização do IVDP têm acesso a uma plataforma online de gestão da informação que permite confirmar mais rapidamente e com precisão as informações relativas ao viticultor e ao produto que transporta. Os técnicos de fiscalização do Instituto seguem assim o rasto das uvas desde a sua colheita até aos centros de vinificação. Desta forma, assegura-se o controlo e a garantia de qualidade e quantidade do produto resultante da atividade vitivinícola.

A história secular do IVDP dita afinal a missão de hoje: proteger e defender diariamente as denominações de origem Douro e Porto, assim como a indicação geográfica duriense, garantindo que estes vinhos são feitos com uvas provenientes exclusivamente da região demarcada.

Fiscalizar, controlar e certificar – é sob estes pilares que é possível ter o percurso de excelência que distingue os vinhos do Porto e do Douro em todo o mundo.