Há Douro Sul – Em Rede

12295015_1025542170831145_1462418590_oSerá apresentado no próximo dia 1 de Abril – e não é mentira – o Projeto Rede Social Saúde.

Este projeto congrega, num propósito comum, diversas Instituições de concelhos do Douro Sul.

O grande objetivo estratégico é o de construir escala, dando assim, mais força e capacidade crítica às Instituições sociais desta região, para já, na área da saúde.

Os objetivos operacionais são claros e facilmente percebidos, e prendem-se com a otimização das respostas em saúde das diferentes Instituições e a promoção de sinergias, facilitando a eficiência das estruturas de saúde, com um papel já muito significativo neste território, de propriedade de Misericórdias ou Outras IPSS,s.

A Rede Social saúde, tem como Instituição âncora, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego que será assim a estrutura impulsionadora de implementação do projeto.

A Rede social saúde, tem como DESAFIO MAIOR e que acaba por constituir a sua missão: MAIS E MELHORES CUIDADOS DE SAÚDE para os cidadãos do Douro Sul, fomentando o trabalho em rede, entre as instituições fundadoras, outras instituições, autarquias e as unidades de saúde do serviço nacional de saúde.

A linha de valores presentes nesta rede social são: proximidade – integração -humanização.

Para dar início a este projeto inovador e potenciador de desenvolvimento no Douro Sul, terá lugar no dia 1 de Abril o evento Cidadania em Saúde – Douro Sul 2016. Este evento que aproveita para apresentar a Rede, é o início de um conjunto de dinâmicas a realizar em todos os concelhos na área da saúde.

Há uma vontade concreta de construir caminho comum e há uma força imensa para fazer diferente.

E, na sequência da visão que tenho vindo a defender, este é um passo importante e demonstrativo de que é possível caminhar de mãos dadas sem comprometer a identidade e a autonomia de cada instituição.

Este projeto é o exemplo de uma iniciativa da sociedade mas acarinhado pelos Autarcas, deixando bem claro que este território tem futuro e que, paulatinamente, a união de esforços vai acontecendo.

Venham daí outros projetos!

Douro Sul

A cidade que se impõem!

,