Port Wine Day – Celebração de uma identidade

Por Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP)

A história secular que une o Alto Douro às suas raízes vinhateiras tem um momento alto no dia em que, a 10 de setembro de 1756, foi instituída a primeira região vitivinícola do mundo, demarcada e regulamentada, através da criação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Este dia é assinalado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) como o Port Wine day. Uma homenagem ao Vinho do Porto, à Região Demarcada do Douro, aos produtores e aos comerciantes. É o reconhecimento prestado a esta Região, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 2001, como “paisagem cultural evolutiva e viva”, bem ciosa da sua identidade cultural, social e económica.

Este ano o Port Wine day regressa, sendo celebrado de forma alargada, entre os dias 3 e 13 de setembro. Em 2015, a iniciativa abre-se à Cidade, numa perspectiva alargada, e aos seus mais diretos intervenientes, com um conjunto de acções que se estendem às Caves de Vinho do Porto, passando por bares, restaurantes com propostas de harmonizações gastronómicas e Vinho do Porto, jantares vínicos, conferências, provas e masterclass na Alfândega do Porto para produtores e imprensa nacional e internacional.

O IVDP, enquanto organismo público que tutela a vitivinicultura na Região Demarcada do Douro e embaixador dos vinhos do Porto e Douro, assume assim o compromisso firmado: assinalar, anualmente, o Port Wine day, projetando o evento para o futuro, nunca esquecendo que é da simbiose perfeita entre o produto, território e as pessoas, que a herança da cultura do Vinho do Porto se renova continuamente. O Vinho do Porto procura cada vez mais uma imagem contemporânea, em consonância com os novos tempos, numa combinação perfeita entre a tradição e contemporaneidade. É para atingir estes objetivos que o IVDP e o sector trabalham. O Port Wine day nunca será apenas um dia de celebração, mas o resultado da soma de todos os dias em que depositamos a nossa dedicação a qualificar o Vinho do Porto como uma bebida única, com uma identidade ímpar e secular.