Uma viagem à (re) descoberta do Douro Vinhateiro

Por Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP)

Por Manuel de Novaes Cabral, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP)

O Vinho do Porto acompanha os mais diversos momentos. É um Vinho de todos os dias.

A missão do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) de promoção do Vinho do Porto tem na formação e na pedagogia dois fatores chave. Formar, qualificar, educar e dar a conhecer a cultura do Vinho do Porto, a sua  diversidade e versatilidade é um trabalho desenvolvido todos os dias e por todos os serviços do Instituto, com o propósito de afirmar a qualidade e notoriedade  deste Vinho.

Aproximar o Vinho do Porto dos diferentes públicos e captar novos públicos, assume-se como um compromisso orientador da promoção e da renovação da cultura do Vinho do Porto.

Sendo o  IVDP uma instituição aberta à cidade, o Centro Interpretativo Porto & Douro, inaugurado em julho do ano passado, apresenta-se como o ponto de partida para uma viagem à (re) descoberta do Douro Vinhateiro. Tradição e modernidade são as coordenadas que guiam quem diariamente visita este espaço. Descobrir a história e a construção do Douro Vinhateiro, e as estórias em torno dos vinhos da Região Demarcada do Douro e dos seus construtores é a primeira paragem desta visita que se completa com outras duas grandes áreas: uma dedicada à regulamentação, certificação e proteção das Denominações de Origem e outra onde o visitante pode apreciar e ficar a saber mais sobre os vinhos, quer pondo à prova os sentidos, com a descoberta das diferentes texturas dos vinhos quer criando as suas próprias harmonizações. Os visitantes podem ainda realizar uma visita guiada aos Laboratórios e à Câmara de Provadores.

O Centro Interpretativo propõe uma viagem à descoberta do Douro Vinhateiro e pelos vinhos do Porto e do Douro, suscitando o interesse e despertando a curiosidade do visitante para que este queira conhecer mais. No final da visita fica o convite…

“Atravesse o rio e descubra as Caves de Vinho do Porto. Suba o rio e conheça o Douro Vinhateiro!”

 

,