
A Plataforma Animal socorreu um cão encontrado na zona de Mateus, Vila Real, o animal apresentava sinais de maus tratos, incluindo uma ferida grave na cabeça que terá sido provocada por um tiro e inúmeras feridas no corpo.
O cão, batizado com o nome“Jim”, foi socorrido por elementos da Plataforma Animal, no domingo, e levado para o Hospital Veterinário de Trás-os-Montes, onde se encontra internado.
“É incrível como o cão sobreviveu a tão maus-tratos”, disse ao Jornal de Notícias, António Brandão, membro da plataforma, referindo que, “segundo os veterinários que o atenderam, o buraco já teria pelo menos uma semana”.
O caso foi denunciado na internet através de um vídeo no Facebook que pretende angariar donativos para ajudar a pagar os tratamentos e encontrar candidatos à adoção.
Além da ferida aberta, “Jim” apresentava várias cicatrizes antigas, estava muito desidratado, magro e com pneumonia.
Neste momento, encontra-se ainda no Hospital Veterinário de Trás-os-Montes mas está “estável, consegue andar e tem apetite”.
De acordo com declarações de António Brandão ao Jornal de Notícias, “a situação é grave e não existem nenhumas garantias de que possa recuperar”. No entanto, “está a tentar-se de tudo para que o animal possa ter qualidade de vida”, acrescentou.