Alijó acolhe Congresso Internacional “Territórios Esquecidos da Arqueologia Portuguesa – O caso do Vale do Douro” 

0
Alijó acolhe Congresso Internacional “Territórios Esquecidos da Arqueologia Portuguesa - O caso do Vale do Douro” 

Alijó vai receber o Congresso Internacional “Territórios Esquecidos da Arqueologia Portuguesa – O caso do Vale do Douro”, a 30 de setembro e 1 de outubro, na Casa dos Noura.

O evento, que vai juntar vários especialistas nacionais e internacionais, partiu da necessidade premente de reunir e integrar informações dispersas sobre a arqueologia romana do Vale do Douro.

O objetivo do Congresso passa por ampliar o conhecimento sobre o território do Douro através da partilha de informações, alargando a escala a fronteiras políticas, comparando formas de adaptação às influências económicas e culturais romanas nestes territórios marginais, onde a expressão do processo da romanização e do poder romano são muito particulares.

A organização deste evento resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alijó, o Centro de Investigação Cultura, Espaço e Memória (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), a EVEHA International, a GAROM Amis des Musées Gallo Romains e da Revue des Oenologues (França). A participação no Congresso é gratuita, mas necessita de inscrição prévia.