No próximo dia 19 de novembro tem lugar a inauguração de três exposições resultantes de 3 projetos desenvolvidos por três artistas junto da comunidade, no âmbito do projeto Vivificar.
Assim, pelas 10h00, é inaugurada a exposição com os trabalhos de José Pires, no Centro Cultural e Recreativo da Cardanha, às 11h40, decorre a inauguração da exposição com os trabalhos de Ine Harrang, na Junta de Freguesia da Açoreira e, às 15h00, a inauguração da exposição de Fábio Cunha na antiga Estação Ferroviária de Torre de Moncorvo.
O projeto ViViFiCAR abraça as ideias de “viver e ficar” enquanto eixos orientadores dos encontros imersivos entre artistas durienses, nacionais e noruegueses com as comunidades locais a partir de estratégias participativas de criação.
Em Torre de Moncorvo, os “Encontros Vivos” decorreram entre 10 de outubro e 21 de novembro de 2022 e tiveram lugar nas freguesias de Torre de Moncorvo, Açoreira e Cardanha, contando com a presença de três artistas com práticas e identidades culturais distintas. Durante esse período os artistas viveram nas casas dos embaixadores locais — Victor Almeida, Maria Emília Lopes, Paula Valente — e o processo criativo foi acompanhado por uma equipa de moderadores — Gabriela Vaz-Pinheiro, Jayne Dyer, Jon Arne Mogstad e Virgílio Ferreira.
Os projetos desenvolvidos são agora apresentados em 3 exposições em Torre de Moncorvo, de 19 de novembro de 2022 a 21 de janeiro de 2023, revelando o resultado deste processo colaborativo e participado.