“Mostra do Livro” e “Concertos na Avenida” animam Mesão Frio

0
“Mostra do Livro” e “Concertos na Avenida” animam Mesão Frio

O Claustro do Convento de São Francisco vai receber uma “Mostra do Livro” nos dias 9 e 10 de junho. A entrada é livre e o horário de abertura ao público será entre as 14h e as 23h.

As bancas de livros vão contar com a participação da Livraria “As Marias”, de Mesão Frio, da “Traga-Mundos”, de Vila Real e da Cooperativa Livreira “Unicepe”, do Porto, sendo que a Biblioteca Municipal de Mesão Frio também estará naturalmente presente.

Organizada pela Câmara Municipal de Mesão Frio, esta “Mostra do Livro” terá, para além de muitos livros, uma programação paralela destinada a todos os públicos.

O dia 09 de Junho será mais dedicado ao público infanto-juvenil. João Pedro Mésseder é o escritor convidado para a tarde do primeiro dia da Mostra e traz a Mesão Frio a apresentação de três das suas obras. Os públicos abrangidos vão dos 3 aos 12 anos e para eles está também prometida animação e entretenimento cultural.

No dia seguinte, o Claustro onde funciona a Câmara Municipal, vai ser visitado por três autores. O fotógrafo Libório Manuel Silva, a romancista Jeannine Johnson Maia e o poeta Victor Neves, vêm apresentar três importantes obras que marcam pela diversidade entre si e pelas diferentes áreas de interesse que abrangem.

O primeiro destaque vai para a edição de bolso do livro “DOURO – Maravilhas do Património/Heritage Wonders”: o premiado e experiente fotógrafo Libório Manuel Silva percorreu o Douro registando paisagem, património e gentes, e, claro, deu atenção a Mesão Frio e dedicou-lhe largas páginas de atenção nesta obra bilingue que será certamente uma referência tanto para todos os locais como para todos os visitantes do Vale do Douro.

A romancista americana Jeannine Johnson Maia vem até Mesão Frio apresentar uma obra que mistura ficção, História e personagens reais da cultura portuguesa. “O Rapaz do Douro” decorre no ano de 1877 e conta o percurso de Henrique e as suas experiências, que nascido em Mesão Frio viverá uma aventura incrível num percurso que o leva à cidade do Porto.

Victor Neves fechará o leque de apresentações de obras da “Mostra do Livro” deste ano. O consagrado poeta nortenho vem a Mesão Frio partilhar a leitura de alguns poemas da sua obra mais recente “Raiz da Terra”, numa tertúlia que promete ser fascinante.

Todas estas iniciativas culturais são enquadradas pelos “Concertos na Avenida”, que trazem a Mesão Frio e à sua principal artéria dois concertos com bandas surpreendentes.

A 09 de junho, pelas 21h30, acontece a grande estreia do grupo “Douro Collective”, um projeto de cinco músicos durienses com um vasto currículo no mundo musical, com elementos do grupo integrantes e ex-integrantes de bandas como os Expensive Soul, Bandalusa, Grupo Republika e Hi-Fi. Dedicados à interpretação de covers, os ‘Douro Collective’ contam com um reportório que viaja pelos grandes êxitos das décadas de 80 e 90 até ao pop atual, passando por temas de artistas nacionais e internacionais, como Bárbara Bandeira, Ivandro, Maroon 5, entre muitos outros.

A 10 de junho, pelas 21h30, é a vez dos “Abba Mia – Tributo a Abba” subirem ao palco para interpretarem temas em homenagem ao grupo pop ABBA, banda de sucesso mundial entre os anos 70 e 80. Com 10 anos de carreira, celebrados recentemente, prometem animar o público com os temas que ultrapassam gerações, como “Mama Mia” e “Dancing Queen”, não faltando também a indumentária tão caraterística do grupo.